Powered By Blogger

terça-feira, 3 de março de 2015

"MAIS VOCÊ" - ANA MARIA promove 2 encontros de JARBAS e ROSÂNGELA.

 
 
 
EM maio de 2010
O PROGRAMA da TV GLOBO "MAIS VOCÊ",
de ANA MARIA BRAGA,
promoveu 2 encontros emocionantes entre o Prof. JARBAS e sua ex-aluna da "Escola Estadual Pires do Rio"  (Aparecida-SP), ROSÂNGELA MENDES.
Ela se formou professora incentivada pelas aulas atraentes daquele professor. 
Hoje, é uma reconhecida psicopedagoga, Coordenadora de cursos da Faculdade de Lorena e que realiza notáveis trabalhos com alunos especiais na Rede Pública.
 
 
 
 
Clique na imagem para ampliar



ENQUANTO tentamos recuperar e formatar os vídeos desses encontros, gravados nos estúdios da Globo no PROJAC (Rio de Janeiro) e na residência do professor em São José dos Campos, aqui deixamos algumas fotos desses momentos...




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 Essas reportagens possibilitaram a Jarbas e Rosângela dividirem o troféu de melhores professores do ano (2010), do Programa 'Mais Você':



 
 
 
 
 
 
 
 
Aí estão, especialmente pra você, as duas reportagens do "Mais Você" !




Não posso deixar de anexar aqui a reedição da  homenagem deste meu outro ex-aluno, tão  entusiasmado e exemplar, da Escola Estadual Benedito Matarazzo (S.José dos Campos):



Ao mestre
       

Por   Elizânio Silva

Na semana passada o quadro “Nunca Esqueci” do programa Mais Você da TV Globo, apresentando por Ana Maria Braga, contou a história de uma aluna que jamais havia esquecido o seu professor de história.
Ela perdeu contato com o professor, mas nunca esqueceu o quanto ele foi importante para sua formação e influenciou na sua vida profissional.
Pois bem.
Não pude assistir ao programa, pois estava no trabalho. Mas todo mundo que me encontrava na rua, no MSN, no skype, enfim, todos comentavam da homenagem que o programa havia feito para esse professor.
Fui pesquisar na internet e descobri que o professor em questão era ninguém menos que Jarbas D’Avila Vilela, meu ex-professor de História no ensino médio, nos bons tempos em que passei na Escola Estadual Deputado Benedito Matarazzo. Fiquei muito feliz ao saber que ele estava sendo homenageado, pois como dito na matéria que foi ao ar na última quinta-feira, ele é o cara.
Foi sem dúvida o melhor professor que eu tive em toda minha vida escolar. Aqui aproveito para citar a professora doutora Fabíola de Oliveira, que lecionou magistralmente durante um período na faculdade.
E devo dizer que o “Jarbão”, como era carinhosamente chamado na minha época de escola, tinha um jeito diferente de ensinar.
Ele não se guiava por livros ou publicações históricas, tudo que ele ensinava saia naturalmente e os alunos percebiam que ele realmente dominava aquilo que estava ensinando.
Mesmo aqueles alunos que iam para a escola com o intuito de tumultuar ou simplesmente passar o tempo, na aula do Jarbas aprendiam alguma coisa.
Recordo-me das histórias que contava das suas viagens. Mesmo com o mísero salário de professor, Jarbas realizou várias viagens e suas experiências eram todas divididas com seus milhares de alunos.
Quando o Papa João Paulo II esteve no Brasil na década de 80 e visitou Aparecida, o professor Jarbas almoçou ao seu lado, pois se não me engano ele lecionava História [da Arte  e das Religiões ] no seminário naquela ocasião.
Foi emocionante e ao mesmo tempo revoltante poder ver o professor Jarbas sendo homenageado. Emocionante, pois o Brasil todo pode conhecer a história desse homem que dedicou parte de sua vida na formação de milhares de jovens que na sua maioria, hoje são pessoas de bem, comprometidas e, sobretudo bem formadas. Revoltante por sabermos que mesmo após 30 anos dentro da sala de aula, fazendo mágica para transmitir aos seus alunos o conhecimento, ele vai receber uma aposentadoria que não condiz com a sua capacidade, com o trabalho que prestou à sociedade.
Professor Jarbas D’Avila Vilela fica aqui o meu agradecimento e o meu reconhecimento.
Obrigado pela missão que o senhor assumiu e cumpriu até o fim, obrigado pelos ensinamentos que jamais serão esquecidos, obrigado pelas broncas que nos alertaram para sermos pessoas melhores, obrigado pelo seu trabalho transformador capaz de mudar a vida das pessoas e parabéns por transformar o magistério num verdadeiro dom de Deus.
Tenho orgulho de ter sido seu aluno!
http://eobvio.wordpress.com/2010/05/06/ao-mestre/






04/07/2016
Boa noite mestre Jarbas!

Fui seu aluno nos anos 2008 e 2009 e hoje, uma parte da minha história fez mais sentido!
Apenas hoje consegui entender a mensagem que o Sr. queria nos passar.


Este final de semana foi meu treinamento no DL, experiência fantástica em que revivi muitos traumas e momentos felizes da minha vida, passei por emoções das quais jamais imaginei que passaria e descobri o verdadeiro herói que há dentro de mim!


O fato do Sr. trazer aos alunos parte deste treinamento me fez refletir muito sobre como o mundo precisa de mais pessoas como o Sr., que através de seus ensinamentos, fez do nosso país um lugar melhor com pessoas melhores!

Hoje enxergo com toda clareza a importância que o Sr. teve em minha vida e na vida de muitos jovens, que hoje podem se orgulhar e dizer: Fui aluno do mestre Jarbas!

Há tempos atrás, organizando minhas coisas eu encontrei aquele projeto de vida que fizemos em classe.


E eu consegui concluir meus projetos, agora tenho projetos novos e energia para realizar todos eles!

Obrigado por fazer parte da minha história! Uma pena eu não ter aproveitado mais aqueles anos, mas com os erros do passado, vem grandes ensinamentos e novas etapas para sermos cada dia um pouquinho melhor.
1, 2, 3, 4!

Um grande abraço!
Jorge Oliveira Anselmo