PROJETOS
Índice
I - Teatralização
II - Documentários históricos
III - Ficha relatório de filmes / documentários
IV - A Conquista do Espaço
V - Jornal da História
VI - Páscoa na Escola
I
TEATRALIZAÇÃO
a) Pesquisas individuais
b) Redação
do roteiro (= ‘scrip’)
c) Escolha
das personagens
d) Desenho
e confecção dos figurinos
e) Desenho
do cenário com memorial descritivo
f) Confecção
do cenário
g) Estudos
da iluminação
h) Relação
das músicas e autores (com biografia) – Por que se inserem no texto ?
Entrega : ......./
......./ .........
2 - Encenação :
a) Fundamentação histórica
b) Cenário (como ele completa a peça )
c) Figurinos
d) Música
d) Música
e) Iluminação
f) Criatividades
a) Avaliação do grupo (cada elemento avalia cada elemento)
b) Auto-avaliação (cada elemento se
auto-avalia com o professor)
c) Avaliação
da classe convidada (com orientações
elaboradas pelo professor)
d) Avaliação
pessoal do professor
e) Média final
e) Média final
II
PROJETO
DOCUMENTÁRIOS
HISTÓRICOS
( produções audiovisuais )
Ano : 2001
ETAPAS DO PROJETO
ORGANIZAÇÃO :
Prazo: ......... aulas.
1. Formação dos grupos /
Escolha do(s) assunto(s).
2. Pesquisa ( livros / jornais / revistas / enciclopédias
/ Internet ...)
3. Coleta de ilustrações (desenhos / vestimentas / utensílios /
objetos / folhinhas / cédulas e moedas ...)
4. Redação do roteiro e
tratamento das cenas. Deve conter : caracterização, comercial,
entrevista, música de época.
5. Correção do texto do
roteiro ( c/ professor(a) de Língua
Portuguesa.)
PRODUÇÃO :
Prazo: ........... aulas.
6. Filmagem, obedecendo o
roteiro. Usar fita de vídeo VHS ou Super VHS
/ sistema NTSC ou PAL-M.
ORIENTAÇÕES PARA AS FILMAGENS :
a) escolha de cenário
apropriado;
b) luz e sombra adequadas;
c) som (cuidado com os ruídos próximos ou distantes)
/ falar
com voz um pouco mais alta que o normal.
com voz um pouco mais alta que o normal.
d) Ilustrações de livros ou
revistas (observar o foco antes de
filmar).
filmar).
e) Apoiar a câmera / ter mão
firme para não gravar cenas
trêmulas.
trêmulas.
f) Movimentar a câmera de
vagar.
g) Duração: 20 minutos, incluindo os créditos.
EDIÇÃO :
7. Montagem das gravações e
adição de música de época:
a) abertura :
nome ou emblema do grupo / título
...
b) créditos finais : componentes do grupo /
caracterizações / entrevistados /
agradecimentos / pessoal técnico / bibliografia.
8. Entrega da fita de video editada
e do roteiro (= script), na
data previamente marcada.
data previamente marcada.
AVALIAÇÃO :
9. Auto-avaliações dos grupos
: aspectos positivos / negativos,
dificuldades encontradas, avanços ...
10. Análise da produção por um júri, estabelecendo critérios. Ex.:
a) Roteiro 4 pontos
b) Caracterização 2 pontos
c) Entrevista 2 pontos
d) Música 2 pontos
DEMONSTRAÇÃO :
11.
Exibição dos documentários para toda a classe.
12.
Festival de vídeos para todas as classes envolvidas ou
para toda a escola :
para toda a escola :
a) Elaboração de regulamento,
critérios avaliativos e
premiação.
b) Inscrições e prazos.
c) Escolha dos jurados.
d) Exibição dos vídeos e
avaliação do júri.
e) Divulgação dos resultados.
f) Premiação.
III
Escola Estadual “ Deputado Benedito Matarazzo ”.
História - Prof. Jarbas
Vilela.
Nome:
Nº:
Data : / /
.
FICHA RELATÓRIO DE FILME /
DOCUMENTÁRIO
FICHA TÉCNICA :
Ano :
Produtor :
Diretor :
Música :
Atores Principais :
CARACTERÍSTICAS DA ÉPOCA :
Localização geográfica :
Período da História Geral :
Período da História do
Brasil :
Descrever :
Um
traje :
Um
objeto :
Um meio de transporte :
Um produto tecnológico :
Um costume :
Um elemento arquitetônico :
MENCIONAR UM FATO HISTÓRICO :
Antecedente :
Simultâneo :
Posterior :
ENREDO / TRAMA :
PERSONAGENS :
DESCRIÇÃO DE UMA CENA IMPORTANTE :
OBSERVAÇÕES CRÍTICAS CONCLUSIVAS :
IV
PROJETO
“A CONQUISTA
DO ESPAÇO”
Professor : Jarbas Vilela.
Ano : 2003 / 2004.
Estudo visual sobre o sonho e a ansiedade do homem,
em todas as épocas históricas, por voar, cada vez mais alto, mais rápido e mais
distante.
QUEM :
Professor Jarbas e os alunos de suas turmas.
ONDE :
Sala nº 10 do prédio da Escola Estadual “ Deputado
Benedito Matarazzo “.
QUANDO :
Inicio:
final do ano letivo de 2003;
Térmico : 1º
semestre do ano letivo de 2004.
COMO :
a)
Confecção de maquetes (vide
relação abaixo).
b) Confecção de 2 semicírculos
em relevo, demonstrando a Terra e a Lua vistas do espaço.
c)
Colagem dos semicírculos no teto da sala de aula, sobre as lousas da
frente e do fundo.
d) Confecção e colagem de
material plástico representando o céu/espaço.
e)
Confecção de fichas indicativas padronizadas, contendo referências sobre os diversos artefatos
criados pelo homem para essa conquista.
f)
Fixação das maquetes demonstrativas da história temática.
g)
Fixação das fichas dos
levantamentos históricos sobre esses marcantes eventos da humanidade.
Bonecos e objetos plásticos /
cola / penas de aves / tecidos / arame / madeira / isopor / barbante / tinta para parede, madeira e
tecido / linha de costura / garrafas ‘pet’ / papelão / cartolina / artigos eletrônicos e plásticos / furadeira elétrica / broca, buchas e
fixadores / cola branca e de contato /
escada.
a)
Como trabalhos práticos, para notas e faltas de alunos
em recuperação no final do ano letivo de 2003.
b) Como trabalhos práticos e de
pesquisa, para nota dos alunos de todas as séries da disciplina de História, do
1º bimestre do ano letivo de 2004.
MAQUETES :
Ícaro / inventos de Leonardo da Vinci / balões /
dirigíveis / 14 Bis / aviões bi, tri e quadrimotores / aviões a jato e supersônicos / satélites artificiais / foguetes espaciais /
cápsula espacial / módulo lunar “Águia” / ônibus espacial / cadeira espacial / estação orbital /
satélites e foguetes brasileiros.
PROJETO
“ JORNAL
DA HISTÓRIA ”
Imagens do Programa "MAIS VOCÊ" - TV GLOBO
O QUE
Atividade intelectual e prática, demonstrando
múltiplas aprendizagens.
OBJETIVO
Pesquisa e conhecimento mais minucioso de um determinado período histórico.
Pesquisa e conhecimento mais minucioso de um determinado período histórico.
QUEM
Professor Jarbas e alunos de suas turmas de 3ºs anos do
Ensino Médio.
ONDE
Sala de aula, biblioteca e residências dos alunos.
QUANDO
Segundo semestre do ano letivo de 2003.
1. Divisão da classe em grupos, que elegem seus coordenadores de atividades.
2.
Distribuição temática para os grupos.
3.
Orientações :
a)
Pesquisa didática;
b)
Coleta de ilustrações em livros, jornais, revistas,
Internet ...
c)
Redação e legendas (com verbo no presente histórico).
d)
Correção da redação com professor(a) de Língua
Portuguesa.
e)
Diagramação do jornal : é a distribuição das
reportagens e ilustrações nas folhas do jornal, sem deixar espaços vazios.
f)
Editorial (na 2ª página) : é a opinião crítica do grupo sobre a
temática, usando de argumentação e convencimento.
g)
Manchete : é o
assunto mais importante a ser destacado.
h)
As reportagens devem conter local, data, e ano do
acontecimento, antecedida por subtítulo.
i)
Propaganda de produtos da época : opcional.
j)
Seguir seqüência cronológica na paginação.
k)
Tamanho do jornal :
padronizado.
l)
Demonstrar ao professor, para aprovação e prováveis
correções, o rascunho dos artigos a serem publicados, antes de imprimí-los.
m) Observar
data final do prazo de entrega do jornal.
4.
É função dos coordenadores das atividades dos grupos:
a) Apresentar relatório semanal sobre as datas e
locais de reuniões, discorrendo sobre o que foi solicitado a cada integrante e se a tarefa foi
totalmente cumprida ou não.
b) Ao final das atividades, pedir que cada
integrante do grupo se auto-avalie.
Cada elemento deverá também atribuir nota aos demais colegas.
c) Entregar ao professor as avaliações e
auto-avaliações.
RECURSOS MATERIAIS
Sulfitão / computador com impressora ou máquina de datilografia / folhas de papel sulfite / cola branca / lápis / esferográfica / xerox / ampliações .
AVALIAÇÃO
Competências:
·
Identificação de fatos de um dado período
historiológico;
·
Seleção de informações e interpretação de fontes
historiográficas;
·
Relacionamento de tempo e periodização;
·
Situar as produções artísticas, filosóficas,
tecnológicas e políticas do contexto abordado.
Habilidades:
·
Saber argumentar e posicionar-se;
·
Produzir textos sobre o passado com verbalização
no tempo ‘presente’;
·
Executar a diagramação de um jornal.
Qualidades:
·
Convivência em grupo, solidarizando-se e
auxiliando;
·
Administração de responsabilidades;
·
Aprimoramento das virtudes das relações
interpessoais;
·
Emitir opinião, saber ouvir, questionar e acatar
outras decisões.
Integração:
Integração:
·
Cultivo do respeito, ética e moral;
·
Aprimoramento dos sensos de honestidade,
justiça, imparcialidade e
responsabilidade.
PROJETO
“PÁSCOA NA
ESCOLA”
Idealização
: Prof. Jarbas d’Ávila Vilela.
O QUE
Comemoração
da maior festa religiosa cristã.
OBJETIVOS
QUANDO
a) Exposições :
WMV
Antiga gravação audiovisual com imagens documentais do Centro Romano de Sindonologia - Itália.
Pesquisa e narração : Prof. Jarbas Vilela.
Promover
um trabalho de integração.
Repensar
nossa postura religiosa, os valores morais do homem, o Homem como co-autor da
criação,
Críticas
a atuação da Igreja ao longo da História.
QUEM
Corpo
docente
Corpo
discente
Funcionários
Coordenação
Direção
ONDE
Dependências
da Escola.
Semana
antecedente à Páscoa.
DESENVOLVIMENTO
1. murais elaborados pelos
alunos, sobre o tema;
2. cartazes sobre a história do
pensamento religioso: o que é
religião / a religião e os deuses na Antigüidade / as
religiões atuais.
3. símbolos religiosos de todos
os tempos.
4. frases das melhores citações
evangélicas.
5. vida de Jesus (em fotografias / quadrinhos).
6. a Terra Santa (em fotografias).
7. Objetos religiosos :
7 a – sacros : paramentos, missais, alfaias ...
7 b – leigos:
terços, medalhas, véus, santinhos ...
8. O Santo Sudário (reprodução artística).
b) Projeções :
1. vídeos / filmes : “O Rei dos Reis” / “Ben-Hur”
/ “O Manto Sagrado” / “Quo Vadis”
/ “Vida de Jesus”.
2. vídeos / reportagens : “À procura do verdadeiro Jesus” / “A
Ciência e o
Sudário” / “A Terra Santa”.
3. slides / audiovisual: “O Santo Sudário”.
RECURSOS
MATERIAIS E HUMANOS
Alunos
: elaboração dos cartazes e murais (para
cada classe uma tarefa).
Bambús para o preparo de
biombos.
Ajuda na montagem das
exposições.
Professores
de Artes : apresentação, decoração,
estética.
Professores
: divulgar o evento.
Recolher e guardar o
material.
Coordena os trabalhos de
uma classe.
Direção
: preparo da sala de projeção.
Convites às autoridades e à
comunidade.
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