TESTES DE CONHECIMENTOS :
1- Os períodos compreendidos pela Pré-História podem ser associados à seguinte sequência :
A) Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais.
B) Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
C) Era Primária, Secundária, Terciária e Quaternária.
D) Paleolítico, Idade dos Metais e Neolítico.
E) Idade dos Metais, Neolítico e Paleolítico.
2- Quanto aos opostos binários - ágrafos e letrados, bárbaros e civilizados, atrasados e desenvolvidos - é correto afirmar :
A) São adjetivos que representam quais foram os habitantes da Pré-História e como são, hoje, os habitantes do mundo moderno.
B) Dizem respeito ao fato de que, na Pré-História, havia pessoas que escreviam, algumas eram bárbaras e outras civilizadas, além daquelas que eram atrasadas em relação a outras que eram desenvolvidas.
C) São criações dicotômicas desenvolvidas à partir do Século XIX e que expressam o pensamento científico da Europa nesse período.
D) Esses termos são designados para fazer referência a agrupamentos humanos do Paleolítico e do Neolítico.
E) São designações folclóricas sobre a evolução racial e cultural da Pré-História.
3- O recurso que representa inter-relação de conhecimentos de diferentes áreas, na prática de determinado campo de estudos (Pré-História, por exemplo) é denominado
A) Multiculturalismo.
B) Interdiscursividade.
C) Relatividade.
D) Interdisciplinaridade.
E) Racionalismo.
4- A qual dos grupos abaixo se pode atribuir o caráter de sociedades hidráulicas da Antiguidade ?
A) Árabes, japoneses e persas.
B) Europeus, africanos e gregos.
C) Japoneses, chineses e africanos.
D) Egípcios, mesopotâmios e chineses.
E) Egípcios, africanos e europeus.
5- De Atenas e Esparta, sucessivamente, podemos dizer que seus regimes políticos eram :
A) Aristocrático e Democrático.
B) Tirânico e Ditatorial.
C) Oligárquico e Democrático.
D) Aristocrático e Absolutista.
E) Democrático/Oligárquico e Aristocrático.
6- Assinale a afirmativa correta :
A) Os Reinos Bárbaros abandonaram seus costumes depois que derrotaram i Império Romano.
B) Os bárbaros assimilaram vários aspectos da cultura romana, mas conservaram sua organização tribal.
C) Os bárbaros continuaram politeístas e fortaleceram certos aspectos da cultura romana, como a língua latina e a religião.
D) Os bárbaros continuaram politeístas, não aceitaram a autoridade do Papa e confiscaram terras da Igreja.
E) Os reis bárbaros Carlos, Luís e Lotário assinaram o Tratado de Verdun para criarem o Império Carolíngio.
7- No Império Bizantino a palavra 'cesaropapismo' significava :
A) a subordinação da Igreja ao Estado.
B) a submissão do Estado à Igreja.
C) a submissão do Patriarca Ortodoxo ao Papa romano.
D) a liberdade econômica da burguesia.
E) a negação do Papa como representante de Cristo.
8- Entre os princípios da doutrina Ismâmica, criada pelo profeta Mohammed, estão
A) o monoteísmo e o profetismo.
B) o fatalismo e o politeísmo.
C) a predestinação e a imortalidade da alma.
D) a guerra santa para coibir a religião muçulmana.
E) os califas, a Caaba e o Alcorão.
9- O feudalismo foi um sistema político, social, econômico e cultural que predominou na Europa Ocidental, do Século IX ao XI. São características do sistema feudal de produção :
A) economia agrária e de subsistência.
B) sociedade dividida em estamentos.
C) fragmentação do poder real.
D) a suserania e a vassalagem entre os Senhores.
E) todas as respostas estão corretas.
10- Do Século XI ao XV, a Europa passou por profundas transformações que levaram à desagregação do feudalismo e ao nascimento do modo de produção capitalista, que progressivamente seria estruturado. Essa crise foi marcada pelas Cruzadas e pelo renascimento comercial e urbano. Colaboraram para o movimento das Cruzadas :
A) o crescimento populacional da Europa, que criou um desiquilíbrio entre a necessidade de consumo e a produção.
B) o interesse da Igreja em unificar-se com a Igreja Ortodoxa para orientar o espírito belicoso da nobreza à uma guerra externa.
C) a conquista de Constantinopla pelos turco seldjúcidas, o que impedia aos cristãos a peregrinação a Jerusalém e a outras cidades santas.
D) o desejo de lucro dos burgueses capitalistas de Portugal e Espanha.
E) o desejo do Papa em impedir a fuga de Mamomé de Meca para Medina, onde queria fundar o Islamismo.
RESPOSTAS CORRETAS :
1- B 2- C 3- D 4- D 5- D 6- C 7- A 8- C 9- E 10- A
1- O sábio francês Jean-François Champollion :
A ( ) decifou a escrita hieroglífica.
B ( ) encontrou a Pedra de Rosetta.
C ( ) esteve no Egito com Napoleão.
D ( ) decifrou a escrita cuneiforme.
E ( ) decifou as leis persas de Xerxes.
2- Os zigurates, que serviam como templos e observatórios astronômicos, foram edificados pelos
A ( ) egípcios.
B ( ) persas.
C ( ) hiksos.
D ( ) mesopotâmios.
E ( ) hebreus.
3- A principal contribuição dos hebreus para a civilização ocidental foi :
A ( ) a organização política.
B ( ) a grande obra literária.
C ( ) o conhecimento tecnológico.
D ( ) o desenvolvimento artístico e cultural.
E ( ) o monoteísmo religioso.
4- Entre as principais características da civilização fenícia merecm destaque :
A ( ) a economia agrícola de regadio, a sociedade de castas e a organização política-teocrática.
B ( ) a economia mercantil, a organização política sob a forma de cidades-Estado e a criação do alfabeto.
C ( ) a religião monoteísta, a escrita cuneiforme e a sociedade nômade-pastoril.
D ( ) a religião dualista, o regime político eocrático e a escrita hieroglífica.
E ( ) a sociedade estamental, a economia de subsistência e o expansionismo militar.
5- No sentido contemporâneo do termo, especialmente na implicação de unidade política, a palavra 'nação' não pode ser aplicada à Grécia antiga, porque :
A ( ) prevaleciam padrões culturais diferenciados nas diversas regiões.
B ( ) as formas de governo foram únicas, mas guardavam total autonomia.
C ( ) não havia unicidade de língua e religião entre as várias populações urbanas.
D ( ) as cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio interesse.
E ( ) predominavam as tendências à proibição de atividades econômicas semelhantes.
6- O sistema educativo ateniense visava :
A ( ) desenvolver nos cidadãos um conjunto harmonioso das qualidades do corpo e da mente.
B ( ) ao equilíbrio harmonioso entre o físico e a mente, de modo que pudessem ser bons soldados.
C ( ) à formação de soldados fortes e disciplinados para a defesa da pátria.
D ( ) à formação política e militar de seus soldados, preparando-os para a guerra.
E ( ) à formação exclusivamente intelectual de seus cidadãos, considerando as atividades físicas vergonhosas.
7- O Islamismo, de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento :
A ( ) o culto do profeta Maomé, através de imagens.
B ( ) o politeísmo, sendo Alá (Allah) o deus principal.
C ( ) a negação da vida após a morte.
D ( ) uma concepção herdada dos ritos tribais.
E ( ) o monoteísmo, sob influência judaico-cristã.
8- A sociedade feudal era do tipo estamental, ou seja :
A ( ) os homens livres, ainda que possuindo certas obrigações, podiam trocar de senhor.
B ( ) a mobilidade era rara, tendo em vista que cada membro estava preso à sua posição.
C ( ) o poder político era descentralizado em relação ao que era exercido pelo rei.
D ( ) sua base era a homenagem que o vassalo estava obrigado a prestar ao suserano.
E ( ) o suserano e o vassalo deviam prestar obrigações recíprocas, como o serviço militar.
9- As Cruzadas tiveram caráter :
A ( ) exclusivamente religioso, buscando resgatar a Terra Santa das mãos dos árabes e expandir o cristianismo.
B ( ) religioso e comercial, buscando conciliar a ação expansionista religiosa à abertura de novas rotas comerciais.
C ( ) exclusivamente comercial, buscando novas terras para a agricultura e mercado para os produtos europeus.
D ( ) político e religioso, buscando ampliar o poder do Papado e produzir uma fusão entre catolicismo e islamismo.
E ( ) político e comercial, buscando expandir o absolutismo monárquico e abrir mercados para produtos da Igreja.
10- Sobre as associações de importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu : "Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano" (Jacques Le Golf - 'A Civilização do Ocidente Medieval'). O texto caracteriza de maneira típica :
A ( ) as universidades medievais.
B ( ) a atuação das ordens mendicantes.
C ( ) as corporações de ofício.
D ( ) o domínio dos senhores feudais.
E ( ) as seitas heréticas.
RESPOSTAS CORRETAS :
1- A 2- D 3- E 4- B 5- D 6- A 7- E 8- B 9- B 10- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário