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sexta-feira, 23 de outubro de 2015

HISTÓRIA DO PODER - 4 : na Idade Medieval















































TESTES DE CONHECIMENTOS  :


1-   Os períodos compreendidos pela Pré-História podem ser associados à seguinte sequência :
         A)   Neolítico, Paleolítico e Idade dos Metais.
         B)   Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
         C)   Era Primária, Secundária, Terciária e Quaternária.
         D)   Paleolítico, Idade dos Metais e Neolítico.
         E)   Idade dos Metais, Neolítico e Paleolítico.

2-   Quanto aos opostos binários - ágrafos e letrados, bárbaros e civilizados, atrasados e desenvolvidos - é correto afirmar :
         A)   São adjetivos que representam quais foram os habitantes da Pré-História e como são, hoje, os habitantes do mundo moderno.
         B)   Dizem respeito ao fato de que, na Pré-História, havia pessoas que escreviam, algumas eram bárbaras e outras civilizadas, além daquelas que eram atrasadas em relação a outras que eram desenvolvidas.
         C)   São criações dicotômicas desenvolvidas à partir do Século XIX e que expressam o pensamento científico da Europa nesse período.
         D)   Esses termos são designados para fazer referência a agrupamentos humanos do Paleolítico e do Neolítico.
         E)   São designações folclóricas sobre a evolução racial e cultural da Pré-História.

3-   O recurso que representa inter-relação de conhecimentos de diferentes áreas, na prática de determinado campo de estudos  (Pré-História, por exemplo) é denominado
         A)   Multiculturalismo.
         B)   Interdiscursividade.
         C)   Relatividade.
         D)   Interdisciplinaridade.
         E)   Racionalismo.

4-   A qual dos grupos abaixo se pode atribuir o caráter de sociedades hidráulicas da Antiguidade ?
         A)   Árabes, japoneses e persas.
         B)   Europeus, africanos e gregos.
         C)   Japoneses, chineses e africanos.
         D)   Egípcios, mesopotâmios e chineses.
         E)   Egípcios, africanos e europeus.

 5-  De Atenas e Esparta, sucessivamente, podemos dizer que seus regimes políticos eram :
         A)   Aristocrático e Democrático.
         B)   Tirânico e Ditatorial.
         C)   Oligárquico e Democrático.
         D)   Aristocrático e Absolutista.
         E)   Democrático/Oligárquico e Aristocrático.

6-   Assinale a afirmativa correta :
         A)   Os Reinos Bárbaros abandonaram seus costumes depois que derrotaram i Império Romano.
         B)   Os bárbaros assimilaram vários aspectos da cultura romana, mas conservaram sua organização tribal.
         C)   Os bárbaros continuaram politeístas e fortaleceram certos aspectos da cultura romana, como a língua latina e a religião.
         D)   Os bárbaros continuaram politeístas, não aceitaram a autoridade do Papa e confiscaram terras da Igreja.
         E)   Os reis bárbaros Carlos, Luís e Lotário assinaram o Tratado de Verdun para criarem o Império Carolíngio.

7-   No Império Bizantino a palavra  'cesaropapismo' significava :
         A)   a subordinação da Igreja ao Estado.
         B)   a submissão do Estado à Igreja.
         C)   a submissão do Patriarca Ortodoxo ao Papa romano.
         D)   a liberdade econômica da burguesia.
         E)   a negação do Papa como representante de Cristo.

8-   Entre os princípios da doutrina Ismâmica, criada pelo profeta Mohammed, estão
         A)   o monoteísmo e o profetismo.
         B)   o fatalismo e o politeísmo.
         C)   a predestinação e a imortalidade da alma.
         D)   a guerra santa para coibir a religião muçulmana.
         E)   os califas, a Caaba e o Alcorão.

9-   O feudalismo foi um sistema político, social, econômico e cultural que predominou na Europa Ocidental, do Século IX ao XI.  São características do sistema feudal de produção :
         A)   economia agrária e de subsistência.
         B)   sociedade dividida em estamentos.
         C)   fragmentação do poder real.
         D)   a suserania e a vassalagem entre os Senhores.
         E)   todas as respostas estão corretas.

10-   Do Século XI ao XV, a Europa passou por profundas transformações que levaram à desagregação do feudalismo e ao nascimento do modo de produção capitalista, que progressivamente seria estruturado.  Essa crise foi marcada pelas Cruzadas e pelo renascimento comercial e urbano.  Colaboraram para o movimento das Cruzadas :
         A)   o crescimento populacional da Europa, que criou um desiquilíbrio entre a necessidade de consumo e a produção.
         B)   o interesse da Igreja em unificar-se com a Igreja Ortodoxa para orientar o espírito belicoso da nobreza à uma guerra externa.
         C)   a conquista de Constantinopla pelos turco seldjúcidas, o que impedia aos cristãos a peregrinação a Jerusalém e a outras cidades santas.
         D)   o desejo de lucro dos burgueses capitalistas de Portugal e Espanha.
         E)   o desejo do Papa em impedir a fuga de Mamomé de Meca para Medina, onde queria fundar o Islamismo.



RESPOSTAS CORRETAS :
         1-  B    2- C    3-  D    4-  D    5-  D    6-  C    7-  A    8-  C    9-  E    10-  A






1-   O sábio francês  Jean-François Champollion :
         A  (   )   decifou a escrita hieroglífica.
         B  (   )   encontrou a Pedra de Rosetta.
         C  (   )   esteve no Egito com Napoleão.
         D  (   )   decifrou a escrita cuneiforme.
         E  (   )   decifou as leis persas de Xerxes.
2-   Os zigurates, que serviam como templos e observatórios astronômicos, foram edificados pelos
         A  (   )   egípcios.
         B  (   )   persas.
         C  (   )   hiksos.
         D  (   )   mesopotâmios.
         E  (   )   hebreus.
3-   A principal contribuição dos hebreus para a civilização ocidental foi :
         A  (   )   a organização política.
         B  (   )   a grande obra literária.
         C  (   )   o conhecimento tecnológico.
         D  (   )   o desenvolvimento artístico e cultural.
         E  (   )   o monoteísmo religioso.
4-   Entre as principais características da civilização fenícia merecm destaque :
         A  (   )   a economia agrícola de regadio, a sociedade de castas e a organização política-teocrática.
         B  (   )   a economia mercantil, a organização política sob a forma de cidades-Estado e a criação do alfabeto.
         C  (   )   a religião monoteísta, a escrita cuneiforme e a sociedade nômade-pastoril.
         D  (   )   a religião dualista, o regime político eocrático e a escrita hieroglífica.
         E  (   )   a sociedade estamental, a economia de subsistência e o expansionismo militar.
5-   No sentido contemporâneo do termo, especialmente na implicação de unidade política, a palavra 'nação' não pode ser aplicada à Grécia antiga, porque :
         A  (   )   prevaleciam padrões culturais diferenciados nas diversas regiões.
         B  (   )   as formas de governo foram únicas, mas guardavam total autonomia.
         C  (   )   não havia unicidade de língua e religião entre as várias populações urbanas.
         D  (   )   as cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio interesse.
         E  (   )   predominavam as tendências à proibição de atividades econômicas semelhantes.
6-   O sistema educativo ateniense visava :
         A  (   )   desenvolver nos cidadãos um conjunto harmonioso das qualidades do corpo e da mente.
         B  (   )   ao equilíbrio harmonioso entre o físico e a mente, de modo que pudessem ser bons soldados.
         C  (   )   à formação de soldados fortes e disciplinados para a defesa da pátria.
         D  (   )   à formação política e militar de seus soldados, preparando-os para a guerra.
         E  (   )   à formação exclusivamente intelectual de seus cidadãos, considerando as atividades físicas vergonhosas.
7-   O Islamismo, de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento :
         A  (   )   o culto do profeta Maomé, através de imagens.
         B  (   )   o politeísmo, sendo Alá (Allah) o deus principal.
         C  (   )   a negação da vida após a morte.
         D  (   )   uma concepção herdada dos ritos tribais.
         E  (   )   o monoteísmo, sob influência judaico-cristã.
8-   A sociedade feudal era do tipo estamental, ou seja :
         A  (   )   os homens livres, ainda que possuindo certas obrigações, podiam trocar de senhor.
         B  (   )   a mobilidade era rara, tendo em vista que cada membro estava preso à sua posição.
         C  (   )   o poder político era descentralizado em relação ao que era exercido pelo rei.
         D  (   )   sua base era a homenagem que o vassalo estava obrigado a prestar ao suserano.
         E  (   )   o suserano e o vassalo deviam prestar obrigações recíprocas, como o serviço militar.
9-   As Cruzadas tiveram caráter :
         A  (   )   exclusivamente religioso, buscando resgatar a Terra Santa das mãos dos árabes e expandir o cristianismo.
         B  (   )   religioso e comercial, buscando conciliar a ação expansionista religiosa à abertura de novas rotas comerciais.
         C  (   )   exclusivamente comercial, buscando novas terras para a agricultura e mercado para os produtos europeus.
         D  (   )   político e religioso, buscando ampliar o poder do Papado e produzir uma fusão entre catolicismo e islamismo.
         E  (   )   político e comercial, buscando expandir o absolutismo monárquico e abrir mercados para produtos da Igreja.
10-   Sobre as associações de importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu :  "Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano"  (Jacques Le Golf - 'A Civilização do Ocidente Medieval').  O texto caracteriza de maneira típica :
         A  (   )   as universidades medievais.
         B  (   )   a atuação das ordens mendicantes.
         C  (   )   as corporações de ofício.
         D  (   )   o domínio dos senhores feudais.
         E  (   )   as seitas heréticas.



RESPOSTAS  CORRETAS :
          1-  A    2-  D    3-  E    4-  B    5-  D    6-  A    7-  E    8-  B    9-  B    10-  C





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