Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de junho de 2016

ENSINAR É UM DESAFIO





Clique sobre o slide para aumentar






 
 
 
 






















 
 
 
 
Transcrevo aqui
trechos de uma entrevista com
KATHERINE  MERSETH
diretora do Programa de Formação de Professores
da Universidade Harward.
 
Prestigiada educadora, veio à São Paulo,
à convite do  INSTITUTO PENÍNSULA,
para debater a valorização do professor.
 
Sua fórmula de sucesso é atrair jovens recém-formados, das engenharias às ciências biológicas para aprenderem a ensinar crianças de escolas públicas, onde vão trabalhar depois.
 
 
 
 
"Para atrairmos os melhores, precisamos de mais meritocracia e menos corporativismo".
 
 
"Bem treinados, esse contingente vindo de áreas tão variadas pode elevar o nível nas escolas, promovendo um salto de qualidade desde as primeiras séries."
 
 
"Meu esforço é levar à docência pessoas aptas a tornar a sala de aula um lugar menos maçante e mais eficiente."
 
 
"Qualquer país deve dispor de suas melhores cabeças para formar gerações capazes de refletir, produzir e inovar".
 
 
"... é uma atividade de alto valor para a sociedade".
 
 
"... ensinar em uma escola pode ser decisivo para lapidar capacidades hoje tão exigidas no mundo do trabalho, como liderança, resiliência e colaboração."
 
 
"Quem é bom de verdade quer ter uma profissão em que esforço, resultado e talento sejam reconhecidos e recompensados em grau máximo".
 
 
"Ao longo de décadas os sindicatos têm brigado para que todos permaneçam num mesmo patamar, regidos pela lógica da isonomia salarial..."
 
 
"O ensino não se restringe mais única e exclusivamente a uma sala de aula, mas ocorre em um ecossistema maior, amplificado pelo universo on-line e pelo computador."
 
 
"Ao professor cabe monitorar e guiar a criança para que ela se mantenha focada em seu objetivo e extraia o melhor da máquina; deve ser o mentor e também uma espécie de tradutor do retorno que o aluno recebe do computador.
Ele é como o maestro de uma orquestra."
 
 
 
"NO MEIO DA EDUCAÇÃO HÁ UMA CLARA RESISTÊNCIA A MUDANÇAS.
Os professores ensinam da mesma forma que aprenderam.
Se os educadores prestassem mais atenção ao que a ciência informa sobre como o cérebro retém conhecimento, poderiam fazer uma escola mais sincronizada com os estudantes."
 
 
 
"Os neurocientistas já sabem que a atenção de um aluno não resiste a mais do que 10 minutos durante uma aula expositiva tradicional, à base de lousa e giz."
 
 
 
"Escolas são como empresas mal geridas :
uns defendem a idéia de que o propósito número 1 da escola é promover conteúdo. Outros acham que deve funcionar como um motor para o avanço social e econômico dos indivíduos. Outros acreditam que seja um espaço de socialização e exercício da cidadania.
A falta de uma visão minimamente comum entre governos, diretores, professores e famílias é um entrave para o sistema educacional".
 
 
 
"Em qual negócio estamos ?
Quem são nossos cientes ?
E o que afinal consideram valioso ?" (Peter Drucker)
 
 
 
"É PRECISO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE NECESSÁRIA PARA INOVAR"
 
 
 
"As crianças precisam saber resolver problemas e não como memorizar fórmulas".
 
 
"Os professores ainda demonstram estar aferrados a um tempo em que o estudante ficava passivo e calado diante de uma lousa."
 
 
 
 
Mônica Weinberg
"A Escola que Funciona"
Revista Veja, edição 2469 -ano 49 - nº 11
16 de março de 2016, págs 11,14 e 15.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário