Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ESCOLA ESTADUAL "DEP. BENEDITO MATARAZZO" - subsídios para professores de História ( Ensino Médio )

[ Criatividades (1) ]





CRIATIVIDADES



Ensino Médio

Criando História

Protagonismo juvenil :

    1- Sala ambiente
    2- Dioramas
    3- Video-documentários







E.E.  “DEP. BENEDITO  MATARAZZO”.

Disciplina  :    05162 -   HISTÓRIA.

Professor   :      JARBAS  VILELA.

 

ENSINO   MÉDIO


   

INTENÇÃO  e  FINALIDADE :

           Desenvolver valores, competências e habilidades voltadas à formação de pessoas e cidadãos autônomos, críticos e participativos.

 
PARÂMETROS  CURRICULARES  :

           Objetivo de sistematizar discussões, reflexões e práticas de educadores de diferentes regiões.

           Repensar.

           Suscitar debates.

           Leituras.

           Pesquisas.

           Ampliar e ou reformular conhecimentos prévios.

 
METODOLOGIA  :

           Buscar  :  Verdade e Subjetividade em textos, documentos, imagens.

           Estimular  :  Observação  /  Descrição  /  Análise  /  Interpretação  /  Comparação  /   Reflexão.

           Sensibilizar  :   Opinião  /  Justificativas  /  Argumentos  /  Organização  /  Registro.

           Operacionalizar competências e habilidades.

           Leitura de imagens.

           Interpretação de  mapas  /  gráficos  /  tabelas  /  dados estatísticos, textos literários e de estudiosos,     fotografias  /  charges, obras de artes plásticas.

           Perceber as mudanças contínuas dos lugares  /  paisagens  /  usos  e  costumes.

           Desenvolver potencialidades com trabalhos práticos e lúdicos :  Desenho  /  Montagem de objetos  /               Dramatização  /  Jogos  /  Pesquisa  ...

 
INTERDISCIPLINARIDADE  :

           Envolvimento de atividades com outras disciplinas.

 
PROPOSTAS DE  PROJETOS  E  PESQUISAS  :

           Integração do estudante com as novas necessidades sociais, culturais e profissionais do mercado.

 
MÍDIA  :

           Endereços eletrônicos  (sites).

           Relação de  filmes / documentários  (vídeos).

 
BIBLIOGRAFIA  :

           Relação  de  livros  /  revistas  /  jornais  /  artigos   (fontes de pesquisa ).

                               









 
Clique sobre o slide para aumentar
 
 
 
 
 



















































































 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1 -  PROTAGONISMO JUVENIL  : 
 SALA AMBIENTE
 
 
 
 
Clique sobre o slide para aumenta

 


























2 -  PROTAGONISMO JUVENIL : 
DIORAMAS




clique sobre o slide para aumentar





 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 








 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
 









 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3 -  PROTAGONISMO JUVENIL  : 
 VIDEO-DOCUMETÁRIOS.
 
 
 
 
 
 
 
Clique sobre o slide para aumentar 


 
 
 
 

 































































 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PROJETO  DOCUMENTÁRIOS  HISTÓRICOS


( produções  audiovisuais )

 

Professor :   Jarbas d’Ávila Vilela.

Ano :    2001


 

ETAPAS   DO    PROJETO


 


ORGANIZAÇÃO :                                       Prazo:  ......... aulas.

1.    Formação dos grupos  /   Escolha do(s) assunto(s).

2.    Pesquisa  ( livros / jornais / revistas / enciclopédias / Internet ...)

3.    Coleta de ilustrações  (desenhos / vestimentas / utensílios / objetos / folhinhas / cédulas e moedas ...)

4.    Redação do roteiro  e  tratamento das cenas. Deve conter : caracterização, comercial, entrevista, música de época.

5.    Correção do texto do roteiro  ( c/ professor(a) de Língua Portuguesa.)

  

PRODUÇÃO :                                               Prazo: ...........  aulas.

6.    Filmagem, obedecendo o roteiro.  Usar fita de vídeo VHS  ou  Super VHS /  sistema  NTSC ou PAL-M.

     Orientações para as filmagens :

a)      escolha de cenário apropriado;

b)     luz e sombra adequadas;

c)      som  (cuidado com os ruídos próximos ou distantes) / falar com voz um pouco mais alta que o normal.

d)     Ilustrações de livros ou revistas  (observar o foco antes de filmar).

e)      Apoiar a câmera  / ter mão  firme para não gravar cenas trêmulas.

f)       Movimentar a câmera de vagar.

g)     Duração:  20 minutos, incluindo os créditos.

 

 EDIÇÃO :

7.    Montagem das gravações e adição de música de época:

a)   abertura :    nome ou emblema do grupo  /  título  ...

b)   créditos finais :   componentes do grupo  /  caracterizações  /   entrevistados  /   agradecimentos  /  pessoal técnico  bibliografia.

8.    Entrega da fita de video editada e do roteiro  (= script), na data previamente marcada.

 

AVALIAÇÃO :

9.    Auto-avaliações dos grupos :  aspectos positivos / negativos,  dificuldades encontradas,
       avanços ...

10.    Análise da produção por um júri, estabelecendo critérios. Ex.:

a)     Roteiro                  4 pontos

b)     Caracterização      2 pontos

c)      Entrevista              2 pontos

d)     Música                  2 pontos

 
 
DEMONSTRAÇÃO :

11.          Exibição dos documentários para toda a classe.

12.          Festival de vídeos para todas as classes envolvidas ou para toda a escola :

a)      Elaboração de regulamento, critérios avaliativos e  premiação.

b)     Inscrições e prazos.

c)      Escolha dos jurados.

d)     Exibição dos vídeos e avaliação do júri.

e)      Divulgação dos resultados.

f)       Premiação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estamos apenas iniciando nosso trabalho de postagens.
O acervo é grande :  mais de 50 anos de arquivos.
Com calma e paciência estaremos divulgando tudo.
 
Obrigado por sua visita.
Volte sempre.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário