[ Criatividades (1) ]
Ensino Médio
Criando História
Protagonismo juvenil :
1- Sala ambiente
2- Dioramas
3- Video-documentários
ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE :
BIBLIOGRAFIA :
2 - PROTAGONISMO JUVENIL :
DIORAMAS
PROJETO DOCUMENTÁRIOS
HISTÓRICOS
Ano : 2001
ETAPAS DO PROJETO
EDIÇÃO :
CRIATIVIDADES
Ensino Médio
Criando História
Protagonismo juvenil :
1- Sala ambiente
2- Dioramas
3- Video-documentários
E.E. “DEP. BENEDITO MATARAZZO”.
Disciplina : 05162 -
HISTÓRIA.
Professor : JARBAS VILELA.
ENSINO MÉDIO
INTENÇÃO e
FINALIDADE :
Desenvolver
valores, competências e habilidades voltadas à formação de pessoas e cidadãos autônomos, críticos e participativos.
PARÂMETROS CURRICULARES
:
Objetivo de
sistematizar discussões, reflexões e práticas de educadores de diferentes
regiões.
Repensar.
Suscitar
debates.
Leituras.
Pesquisas.
Ampliar e
ou reformular conhecimentos prévios.
METODOLOGIA :
Buscar :
Verdade e Subjetividade em textos, documentos, imagens.
Estimular : Observação
/ Descrição /
Análise / Interpretação
/ Comparação /
Reflexão.
Sensibilizar : Opinião
/ Justificativas /
Argumentos / Organização
/ Registro.
Operacionalizar competências e habilidades.
Leitura de
imagens.
Interpretação de mapas / gráficos /
tabelas / dados estatísticos, textos
literários e de estudiosos,
fotografias / charges, obras de
artes plásticas.
Perceber as
mudanças contínuas dos lugares / paisagens
/ usos e
costumes.
Desenvolver
potencialidades com trabalhos práticos e lúdicos : Desenho
/ Montagem de objetos /
Dramatização / Jogos
/ Pesquisa ...
Envolvimento de atividades com outras disciplinas.
PROPOSTAS DE PROJETOS
E PESQUISAS :
Integração
do estudante com as novas necessidades sociais, culturais e profissionais do
mercado.
MÍDIA :
Endereços
eletrônicos (sites).
Relação
de filmes / documentários (vídeos).
Relação de livros
/ revistas /
jornais / artigos (fontes de pesquisa ).
Clique sobre o slide para aumentar
1 - PROTAGONISMO JUVENIL :
SALA AMBIENTE
Clique sobre o slide para aumenta
2 - PROTAGONISMO JUVENIL :
DIORAMAS
clique sobre o slide para aumentar
3 - PROTAGONISMO JUVENIL :
VIDEO-DOCUMETÁRIOS.
Clique sobre o slide para aumentar
PROJETO DOCUMENTÁRIOS
HISTÓRICOS
( produções audiovisuais )
Professor
: Jarbas d’Ávila Vilela.
Ano : 2001
ETAPAS DO PROJETO
ORGANIZAÇÃO :
Prazo: ......... aulas.
1. Formação dos grupos /
Escolha do(s) assunto(s).
2. Pesquisa ( livros / jornais / revistas / enciclopédias
/ Internet ...)
3. Coleta de ilustrações (desenhos / vestimentas / utensílios /
objetos / folhinhas / cédulas e moedas ...)
4. Redação do roteiro e
tratamento das cenas. Deve conter : caracterização, comercial,
entrevista, música de época.
5. Correção do texto do
roteiro ( c/ professor(a) de Língua
Portuguesa.)
PRODUÇÃO :
Prazo: ........... aulas.
6. Filmagem, obedecendo o
roteiro. Usar fita de vídeo VHS ou Super VHS
/ sistema NTSC ou PAL-M.
Orientações para as filmagens :
a) escolha de cenário
apropriado;
b) luz e sombra adequadas;
c) som (cuidado com os ruídos próximos ou distantes)
/ falar com voz um pouco mais alta que o normal.
d) Ilustrações de livros ou
revistas (observar o foco antes de
filmar).
e) Apoiar a câmera / ter mão
firme para não gravar cenas trêmulas.
f) Movimentar a câmera de
vagar.
g) Duração: 20 minutos, incluindo os créditos.
7. Montagem das gravações e
adição de música de época:
a) abertura :
nome ou emblema do grupo / título
...
b) créditos finais : componentes do grupo /
caracterizações / entrevistados /
agradecimentos / pessoal técnico / bibliografia.
8. Entrega da fita de video editada
e do roteiro (= script), na data previamente marcada.
AVALIAÇÃO :
9. Auto-avaliações dos grupos
: aspectos positivos / negativos,
dificuldades encontradas,
avanços ...
avanços ...
10.
Análise da produção por um júri, estabelecendo critérios. Ex.:
a) Roteiro 4 pontos
b) Caracterização 2 pontos
c) Entrevista 2 pontos
d) Música 2 pontos
DEMONSTRAÇÃO :
11.
Exibição dos documentários para toda a classe.
12.
Festival de vídeos para todas as classes envolvidas ou para toda
a escola :
a) Elaboração de regulamento,
critérios avaliativos e premiação.
b) Inscrições e prazos.
c) Escolha dos jurados.
d) Exibição dos vídeos e
avaliação do júri.
e) Divulgação dos resultados.
f) Premiação.
Estamos apenas iniciando nosso trabalho de postagens.
O acervo é grande : mais de 50 anos de arquivos.
Com calma e paciência estaremos divulgando tudo.
Obrigado por sua visita.
Volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário