Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

QUEM SOU

 


 


Calígrafo

Desde 1958


 


Auxiliar de bibliotecário

(Biblioteca Pública de São Vicente-SP)

1970 




Decorador de casas em construção
Guarujá
1976-1977 


 
 
Egiptólogo
Desde 1960 


 
 
Auxiliar de Escriturário
( Contabilidade Fernando Marques Ltda. Santos-SP )
1967-1968

 
 
Professor de História 
( Rede pública e particular )
de 1976 a 2010
 - aposentado -
 
 
 
Feirante
1996-2008 
 

 
Terapeuta em Regressão
      ( SBPI  - Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa )
Desde 2010







 








APRESENTAÇÃO  



Ao mestre
       
Por   Elizânio Silva

Na semana passada o quadro “Nunca Esqueci” do programa Mais Você da TV Globo, apresentando por Ana Maria Braga, contou a história de uma aluna que jamais havia esquecido o seu professor de história. Ela perdeu contato com o professor, mas nunca esqueceu o quanto ele foi importante para sua formação e influenciou na sua vida profissional.
Pois bem. Não pude assistir ao programa, pois estava no trabalho. Mas todo mundo que me encontrava na rua, no MSN, no skype, enfim, todos comentavam da homenagem que o programa havia feito para esse professor.
Fui pesquisar na internet e descobri que o professor em questão era ninguém menos que Jarbas D’Avila Vilela, meu ex-professor de História no ensino médio, nos bons tempos em que passei na Escola Estadual Deputado Benedito Matarazzo. Fiquei muito feliz ao saber que ele estava sendo homenageado, pois como dito na matéria que foi ao ar na última quinta-feira, ele é o cara. Foi sem dúvida o melhor professor que eu tive em toda minha vida escolar. Aqui aproveito para citar a professora doutora Fabíola de Oliveira, que lecionou magistralmente durante um período na faculdade.
E devo dizer que o “Jarbão”, como era carinhosamente chamado na minha época de escola, tinha um jeito diferente de ensinar. Ele não se guiava por livros ou publicações históricas, tudo que ele ensinava saia naturalmente e os alunos percebiam que ele realmente dominava aquilo que estava ensinando. Mesmo aqueles alunos que iam para a escola com o intuito de tumultuar ou simplesmente passar o tempo, na aula do Jarbas aprendiam alguma coisa.
Recordo-me das histórias que contava das suas viagens. Mesmo com o mísero salário de professor, Jarbas realizou várias viagens e suas experiências eram todas divididas com seus milhares de alunos.
Quando o Papa João Paulo II esteve no Brasil na década de 80 e visitou Aparecida, o professor Jarbas almoçou ao seu lado, pois se não me engano ele lecionava História [da Arte  e das Religiões ] no seminário naquela ocasião.
Foi emocionante e ao mesmo tempo revoltante poder ver o professor Jarbas sendo homenageado. Emocionante, pois o Brasil todo pode conhecer a história desse homem que dedicou parte de sua vida na formação de milhares de jovens que na sua maioria, hoje são pessoas de bem, comprometidas e, sobretudo bem formadas. Revoltante por sabermos que mesmo após 30 anos dentro da sala de aula, fazendo mágica para transmitir aos seus alunos o conhecimento, ele vai receber uma aposentadoria que não condiz com a sua capacidade, com o trabalho que prestou à sociedade.
Professor Jarbas D’Avila Vilela fica aqui o meu agradecimento e o meu reconhecimento. Obrigado pela missão que o senhor assumiu e cumpriu até o fim, obrigado pelos ensinamentos que jamais serão esquecidos, obrigado pelas broncas que nos alertaram para sermos pessoas melhores, obrigado pelo seu trabalho transformador capaz de mudar a vida das pessoas e parabéns por transformar o magistério num verdadeiro dom de Deus.
Tenho orgulho de ter sido seu aluno!
http://eobvio.wordpress.com/2010/05/06/ao-mestre/






04/07/2016
Boa noite mestre Jarbas!
Fui seu aluno nos anos 2008 e 2009 e hoje, uma parte da minha história fez mais sentido!
Apenas hoje consegui entender a mensagem que o Sr. queria nos passar.
Este final de semana foi meu treinamento no DL, experiência fantástica em que revivi muitos traumas e momentos felizes da minha vida, passei por emoções das quais jamais imaginei que passaria e descobri o verdadeiro herói que há dentro de mim!
O fato do Sr. trazer aos alunos parte deste treinamento me fez refletir muito sobre como o mundo precisa de mais pessoas como o Sr., que através de seus ensinamentos, fez do nosso país um lugar melhor com pessoas melhores!
Hoje enxergo com toda clareza a importância que o Sr. teve em minha vida e na vida de muitos jovens, que hoje podem se orgulhar e dizer: Fui aluno do mestre Jarbas!
Há tempos atrás, organizando minhas coisas eu encontrei aquele projeto de vida que fizemos em classe.
E eu consegui concluir meus projetos, agora tenho projetos novos e energia para realizar todos eles!
Obrigado por fazer parte da minha história! Uma pena eu não ter aproveitado mais aqueles anos, mas com os erros do passado, vem grandes ensinamentos e novas etapas para sermos cada dia um pouquinho melhor.
1, 2, 3, 4!
Um grande abraço!
Jorge Oliveira Anselmo
 






 

Clique sobre o slide para aumentar


















 
 
 
 
 
 
 
 















 
 
 

 
 
 
 



 
 
 
 









 
 
 













 
 
 
 









 
 
 
 




 
 

 
 
 
 
 
 










 
 
 
 
 
 











 
 
 
 
 
 






 
 
 


 












LEMBRANÇA DO  COLÉGIO DO CARMO
Santos , 1966


 













Hoje pela manhã no programa da Ana Maria Braga mostrou uma reportagem muito linda.
Mostrou a historia de uma mulher que virou professora e é muito feliz por isso, mas que se tornou professora pelas palavras que ela ouviu de um professor dela da oitava série. Ele não era apenas um simples professor, como ela mesma diz, ele é um "mágico", encantava os alunos e ensinava história até mesmo aqueles que não gostavam de aprender, com ele todos amavam as aulas, ir as aulas dele era um encanto, uma satisfação. O professor nem lembrava mais dela, claro, pois pelas "mãos" dele passam milhares de alunos. Como essa professora tinha o sonho de rever o mestre, o marido mandou uma carta para o programa da Ana Maria Braga para realizar o sonho da esposa. Ela não sabia de nada, teve uma grande surpresa ao reencontrar o antigo professor e ele, obvio, ficou muito lisongeado e feliz.

Agora qtos de nós tivemos a dadiva de ter mestres pelo caminho? eu me lembro de poucos, de contar nos dedos, mas pelo menos tive. Pena q nunca apareceu nenhum mágico nas aulas infernais de português, hehehe. Profissionais que se destacam vida a fora pela maneira que trabalham, que se empenham e principalmente pelo amor colocado na profissão. Acho q a diferença esta ai, tem profissões que são vocações, a pessoa esta lá pq ama, pq quer aquilo. Professor com certeza é pq ama, pq o cara quase morre de fome no Brasil, um país que da mais valor pra roubalheira do Congresso do que pra Educação do país. Uma lastima, mas quem sabe as próximas gerações possam mudar isso e consigamos dar o valor necessário e prioritário para a educação.

Viram que video lindo? coisa boa né?
E eu to na "faixa" daqueles que ainda não se acharam no mundo ainda, na profissão certa, no que realmente gostam de fazer, pra onde correr. Muita gente, acho que a maioria esta num emprego que esta por esta e outros que ainda não tiveram certeza do que querem escolher como profissã
o pra vida toda.
Entramos na faculdade muito novos, com 17 anos e sem a maturidade necessária para estudar o mercado, as profissões e ter uma noção do que realmente nos deixaria realizados. Minhas dica pra quem inicia é, não comece cedo, se começar, entre na faculdade que acredita que seja certa, faça um semestre, tranque a faculdade, viaje se puder e fique longe por um ano, descobrindo a vida, o que gosta e depois decida o que fazer da vida.
Eu não me arrependo de ter um curso superior, alias, é uma das coisas que mais me orgulho de ter feito e isso devo aos meus pais, apenas me arrependo de não ter pesquisado antes o mercado de trabalho e direcionado pra algo que me desse mais prazer.
Mas ainda esta em tempo, não? Fiquei sabendo que o Roberto Marinho fundou a globo aos 60 anos de idade ... quem sabe consigo ser uma jovem empreendedora com 25 anos? pelo menos antes dos trinta quero estar com meu negocio montado e ganhando o meu próprio dinheiro.

Resumo do video:
O Mais Você tem um quadro que se chama "Nunca Esqueci". Nele o programa mostra histórias de pessoas que se distanciaram, mas nunca esqueceram quem foi importante na vida.

Nesta quinta-feira, Ana Maria mostrou a história da Rosângela, que se encantou pela profissão de professora graças aos ensinamentos de um antigo mestre. Ela nunca mais teve notícias dele, mas sempre sonhou em um reencontro. “Não o vejo desde a oitava série e é um sonho muito grande reencontrá-lo. Ele é encantador e nós aprendíamos sem estudar. A aula era mágica e até os mais sapecas aprendiam”, disse.

E quem contou a história para o Mais Você e foi o marido dela, o Flávio Moreira Mendes, que mandou um email. Eles moram em Lorena, interior de São Paulo.

O Mais Você saiu à procura desse professor tão especial, o Jarbas D’Ávila Vilela, de 62 anos. Ele dá aula há 30 anos e é reconhecido como um professor exemplar na sua região e muito querido pelos alunos.

Ana Maria convidou o professor para promover o seu encontro com a antiga aluna. Detalhe: os dois não sabiam da linda surpresa que os aguardava!
Quando ficaram frente a frente, a emoção foi total e Rosângela foi às lágrimas!
EU NECESITO CONTACTAR O PROF. JARBAS DÁVILA VILELA.
EU SOU UMA SOBRINHA DA ARGENTINA, FLAVIA GERA.










 
"Mais Você"
Ana Maria Braga
19.05.2010
TV Globo







Veja também estas postagens :


http://jarbasvilela.blogspot.com.br/2015/03/mais-voce-ana-maria-promove-2-encontros.html


http://www.ricardoorlandini.net/entrevistas/imprime/23849



SOU  'DAQUELE TEMPO'...




Aposentadoria :
https://www.imprensaoficial.com.br/Certificacao/GatewayCertificaPDF.aspx?notarizacaoID=17fc5001-589c-41e6-a657-a22d18b6c011





NOS  68 ANOS :

http://jarbasvilela.blogspot.com.br/2016/09/nos-68-anos.html









ALISSON VINÍCIUS  -  21/06/2017  Facebook :

Não tem palavras pra descrever nossa amizade.
Um excelente professor um ser humano magnífico com uma bagagem intelectual para passar para próximo muito relevante quem teve o professor Jarbas como professor sabe muito bem do que estou falando.
Amizade que ultrapassou as sala de aula e que até hoje faz diferença em minha vida ,aprendi e contínuo aprendendo muito com o professor
Jarbas Vilela.
Obrigado meu mestre e amigo de longa data por fazer parte da minha vida até hoje.
...
Obrigado Professor.


MARCELO  RODOLFO  - 21/06.2017  Facebook :

Foi meu professor também na Matarazzo. Aprendi muito com ele. Desenvolvia a aula com maestria. Foi dele a ideia de uma sala reformada... me lembro da gente lixando as carteiras.. chão... sala modelo. Grato pelo seu conhecimento professor.

     Resposta do Prof.Jarbas :
Olá, Marcelo... isso foi logo quando comecei a lecionar no Matarazzo, quando 'criamos' a sala ambiente de História. Modéstia à parte, ficou uma beleza : chão encerado, carteiras envernizadas e brilhando, cortina na sala, tapete na porta de entrada, armários pintados. Depois colocamos televisão e vídeo... Muito obrigado por trazer essa recordação. Assim, "eternizamos" esses bons momentos da vida. Meu abraço !!!


MARCELO ROFOLFO  - 22/06/17  Facebook : 

Fomos a turma precursora. Mostramos que era capaz de estudar numa sala aconchegante... limpa... minhas aulas que hoje dou tenho muito presente a didática que o senhor usava em aula. Tempo bom viu... abraços.

      Resposta do Prof. Jarbas :

 Meus parabéns... e te desejo todo o sucesso ! Avante !


ALINE SOUZA PEREIRA  -  21/06/2017  Facebook :

Dentre varios professores que tive, tanto no ensino medio quanto na faculdade, o Prof Jarbas foi o que mais me marcou, nos ensinando o conteudo e também contando suas histórias particulares. Foi com ele que aprendi a verdade sobre a inquisição da igreja católica, e aprendi a admirar mais ainda o São João Paulo II. Graças a Deus tive a honra de ser sua aluna Prof Jarbas Vilela!

      Resposta do Prof. Jarbas :

Muito obrigado, querida Aline, por essas recordações e por saber dessa estima por mim. Fico-lhe muito grato e aceite um saudoso abraço.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário