CRIATIVIDADES
Índice
1 - Sala ambiente
2 - Exposição de Papiros
Nossos Procedimentos
Projeto "Sala Ambiente"
1 - SALA AMBIENTE
Clique sobre o slide para aumentar
2 - EXPOSIÇÃO DE PAPIROS
Nossos Procedimentos :
Estas normas foram adotadas desde fevereiro de 1999, atendendo ao consenso dos alunos participantes do “Projeto Sala Ambiente”.
MESAS (carteiras) : DESENCOSTADAS DAS PAREDES, ENFILEIRADAS,
ALINHADAS.
MANTER A
LIMPEZA E A
HIGIENE.
CADEIRAS : NO CHÃO E ENCOSTADAS ÀS MESAS, APÓS O USO.
RABISCOS e GRAFITES :
seja civilizado - NÃO RISQUE,
RABISQUE ou
GRAFITE
com “branquinho” ou pincel
atômico.
CORTINAS : MANTER
SEMPRE ESTICADAS E
LIMPAS
(
não enrolar ou
atirar para fora
dos vidros)
PAREDES : MANTER SEMPRE
LIMPAS,
SEM MARCAS
DE PÉS OU
OUTRAS SUJEIRAS.
ARMÁRIOS e
VITRINAS : estão sendo organizados um arquivo
de hemeroteca, mini-
museu, videoteca, coleção mineralógica e numismática,
com objetos doados ou confeccionados pelos próprios
alunos.
ACRÍLICOS custam
muito caro : cuidado para não estragar,
arranhar, rabiscar, riscar ou
quebrar.
BIOMBO DE ACRÍLICO :
reservado para exposições periódicas.
PAPÉIS ou
PAPEIZINHOS NO CHÃO : JOGAR LIXO NO CESTO APROPRIADO.
Cada aluno é responsável pelo lugar que
ocupa na sala e perderá
pontuação se
deixar
seu espaço sujo ou desarrumado, ao término da aula.
LIMPEZA DA SALA : VARRER DIARIAMENTE
E RECOLHER O
LIXO.
Ganhará pontuação o aluno que se ocupar da
limpeza da sala de
aula.
VIDROS : limpeza realizada pelos alunos,
coordenada pelo professor,
valendo pontuação.
CERA NO CHÃO :
trabalho executado por alunos, coordenado pelo professor, valendo
pontuação.
LOUSA : MANTER O COXIM SEMPRE LIMPO, SEM PEDAÇOS
OU PÓ
DE
GIZ.
TV e
VÍDEO : USO
EXCLUSIVO DO PROFESSOR.
EDUCAÇÃO,
POSTURA e RESPEITO
são atos de civilidade,
cidadania, amor ao próximo e preservação do patrimônio público.
PROJETO SALA
AMBIENTE
Professor : Jarbas d’Ávila Vilela.
Ano base : 1999
O QUE :
Mudanças de comportamento dos aluno;
Comprometimento;
Envolvimento;
Disciplina / ordem;
Crescimento.
OBJETIVO :
Melhorias no ambiente de trabalho (estudo);
Ambientalizar o espaço da sala de aula para as
necessidades da Disciplina de História;
Adequar dignamente o lugar para estudos.
QUEM :
Professor Jarbas e os alunos de suas turmas.
ONDE :
Sala nº 4 do prédio da E.E.Deputado Benedito
Matarazzo.
QUANDO :
Ano letivo de 1999 e seguintes.
COMO :
a) apagar as grafitagens de palavrões,
mesas e cadeiras riscadas;
b) lixar mesas e cadeiras;
c) pintar as paredes, pés de
mesas e cadeiras;
d) envernizar as madeiras;
e) raspar e encerar o chão;
f) limpar os vidros da sala;
g) escrever sobre o quadro
negro um código de honra para leitura e meditação diária;
h) criar um “subsídio cultural”
(contribuição voluntária para a manutenção da sala);
i) estabelecer regras de
postura e respeito - e o cumprimento delas;
j) campanha para doação de
aparelhagens de som e imagem;
k) organizar mini-museu com
objetos doados e maquetes confeccionadas pelos alunos;
l) criar hemeroteca (arquivo de recortes: reportagens / documentações / ilustrações).
m) Coleção de bandeiras
históricas do Brasil.
RECURSOS MATERIAIS :
Doações do professor, dos alunos e seus familiares.
ACRÉSCIMOS / MELHORIAS :
Ano 2001, transferência para a sala nº 10 do mesmo
prédio:
a) instalação de biblioteca;
b) coleção de numismática;
c) espaço para exposições
temporárias de temas relevantes;
d) videoteca de produções
criadas pelos alunos;
e) ampliação da hemeroteca.
Ano 2003:
a) instalação de ventilador
(oferta da direção da Escola);
b) ampliação da hemeroteca;
c) novas doações de livros;
d) conserto da TV.
Estamos apenas iniciando nosso trabalho de postagens.
O acervo é grande : mais de 50 anos de arquivos.
Com calma e paciência estaremos divulgando tudo.
Obrigado por sua visita.
Volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário