por
Jarbas d’Ávila Vilela
Foi somente no século XIX, com o desenvolvimento da METODOLOGIA, que a HISTÓRIA passou a ser considerada uma CIÊNCIA, graças a uma série de debates entre pensadores franceses, rumenos e ingleses.
As ciências estão vinculadas a explicações do Universo e esclarecem como os fenômenos vão se descrevendo. Toda ciência tem uma área de estudo própria, chamada ‘campo fenomênico’.
O campo fenomênico da História são todos os fatos que exerceram influencia na evolução da humanidade. Todo conhecimento é sucetível de História : nós podemos explicar o desenvolvimento da Física, da Medicina, da Matemática, etc., enquanto estas, nos seus campos fenomênicos, não são História. Assim, Física é Física.... mas existe uma História da Física, da Matemática, etc.
O campo fenomênico da História são todos os fatos que exerceram influencia na evolução da humanidade. Todo conhecimento é sucetível de História : nós podemos explicar o desenvolvimento da Física, da Medicina, da Matemática, etc., enquanto estas, nos seus campos fenomênicos, não são História. Assim, Física é Física.... mas existe uma História da Física, da Matemática, etc.
O fenômeno histórico é chamado ‘FATO HISTÓRICO’ e pode ser um fato humano (como a Guerra de Tróia, as Cruzadas, as expedições de CORTEZ...) ou um fato material (como as inundações do Nilo, a erupção do Vesúvio, o terremoto do México...).
Vários são os CONCEITOS que os pensadores dão à História.
Em seu “De Oratore”, o grande Marco Túlio CÍCERO escreveu :
Em seu “De Oratore”, o grande Marco Túlio CÍCERO escreveu :
“ A História é a testemunha dos tempos, a luz da verdade, a vida da memória, a mestra da vida. “
Essa é uma certeza que atravessou os séculos !
MARROU explicou :
MARROU explicou :
“... é o conhecimento do passado humano : ações, pensamentos, sentimentos, criações materiais ou espirituais das sociedades e civilizações - obras através das quais atingimos os seus criadores. “
Para nós conhecermos o passado é preciso buscar traços naquilo que permita reconstituir a vida histórica: a FONTE.
“ Consideram-se fontes históricas tudo o que chegou até nós como efeito cognoscível dos fatos : a múmia numa câmara sepulcral, os utensílios, os móveis, armas ... “ (Wilhelm BAUER).
A última finalidade de uma investigação é a de guardar, mostrar e tornar acessível o seu resultado a outros investigadores. Incumbe aos domínios da ARQUIVÍSTICA, BIBLIOTECONOMIA e MUSEÍSTICA a sua conservação.
“ O HISTORIADOR não se propõe a ressuscitar o passado : este era uma coisa completamente diversa para os seus atores.
Para os homens que o viveram era o presente.
O historiador apreende-o, situa-o, conhece-o enquanto passado. Procura compreender a mentalidade do homem, sua maneira de pensar e sentir em função do meio cultural e social que o formou.” (I.A. MARROU)
Para os homens que o viveram era o presente.
O historiador apreende-o, situa-o, conhece-o enquanto passado. Procura compreender a mentalidade do homem, sua maneira de pensar e sentir em função do meio cultural e social que o formou.” (I.A. MARROU)
E ele volta a ganhar vida e adquire uma nova realidade, uma “SEGUNDA HISTORICIDADE” no pensamento do historiador e da cultura onde este o introduz.
O historiador deve ser consciencioso, domador dos seus sentimentos e estar profundamente vinculado à época que estuda, para não incorrer em anacronismos. Cada lugar e cada época tem seus padrões de vida, comportamento e suas peculiaridades inconfundíveis e próprias.
Tudo no Homem é relativo ao seu tempo.
“ A primeira lei da História é não mentir.
A segunda, não temer falar a verdade.
A terceira, que o historiador não seja suspeito de adulação nem de animosidade. “ (Papa LEÃO XIII)
A segunda, não temer falar a verdade.
A terceira, que o historiador não seja suspeito de adulação nem de animosidade. “ (Papa LEÃO XIII)
A História é algo vivo, atuante.
Não é o passado; é o PROCESSO.
Oferece visão detalhada e séria, objetiva e crítica dos eventos dos homens, das realizações que tiraram o nosso mundo das brumas e o alargaram até a imensidão dos astros.
Não é o passado; é o PROCESSO.
Oferece visão detalhada e séria, objetiva e crítica dos eventos dos homens, das realizações que tiraram o nosso mundo das brumas e o alargaram até a imensidão dos astros.
“ Seja qual for o modo pelo qual se escreve a História sempre encanta.” (PLÍNIO, o Moço).
É o maravilhoso desfile da aventura humana.
“Cada homem é, no momento em que está vivendo, uma síntese do que foram todos os homens, desde o inicio dos tempos. E é o ponto de partida do que os homens que vierem poderão ser.” ( Maria PANNUTTI)
Como asseverou Plínio SALGADO , a História :
“... é a alma da Pátria.
Não pode haver verdadeiro sentimento de amor à Pátria, se não houver a embasá-lo o culto das tradições nacionais; dar alma a uma pátria é ativar-lhe as energias oriundas dos séculos pretéritos, é dar-lhe uma personalidade.
A História é a formação moral e cultural (...) o agente das resistências eficazes, a força da sobrevivência, a energia que se exprime na dignidade e na honra e, sobretudo, na consciência da alta missão política entre as outras nacionalidades.
É na História que está a alma de uma Nação.”
Não pode haver verdadeiro sentimento de amor à Pátria, se não houver a embasá-lo o culto das tradições nacionais; dar alma a uma pátria é ativar-lhe as energias oriundas dos séculos pretéritos, é dar-lhe uma personalidade.
A História é a formação moral e cultural (...) o agente das resistências eficazes, a força da sobrevivência, a energia que se exprime na dignidade e na honra e, sobretudo, na consciência da alta missão política entre as outras nacionalidades.
É na História que está a alma de uma Nação.”
A História é feita com DOCUMENTOS e MONUMENTOS – é toda produção inteligente.
A problemática da verdade histórica está na EXPLORAÇÃO e INVESTIGAÇÃO, na REFLEXÃO e INTERPRETAÇÃO, na ANÁLISE CRÍTICA e no RELACIONAMENTO CAUSA/EFEITO.
A História é um processo contínuo, sem fim.
Sua apreensão é retrospectiva (do presente para o passado), mas o fenômeno histórico é prospectivo e
A problemática da verdade histórica está na EXPLORAÇÃO e INVESTIGAÇÃO, na REFLEXÃO e INTERPRETAÇÃO, na ANÁLISE CRÍTICA e no RELACIONAMENTO CAUSA/EFEITO.
A História é um processo contínuo, sem fim.
Sua apreensão é retrospectiva (do presente para o passado), mas o fenômeno histórico é prospectivo e
“ tem todo o encanto de uma folha inacabada... “ (Mark BLOCK
Ouçamos o que disseram nossos ancestrais da milenar e misteriosa terra dos faraós :
EIS O HOJE.
EU CRIO OS AMANHÃS "
Estas palavras constam no “Livro dos Mortos”.
Seus antiqüíssimos papiros e inscrições hieroglíficas nada revelam sobre professores ou aulas de História.
Mas que profunda lição essas palavras encerram !
Somos passado, presente e futuro !
Seus antiqüíssimos papiros e inscrições hieroglíficas nada revelam sobre professores ou aulas de História.
Mas que profunda lição essas palavras encerram !
Somos passado, presente e futuro !
Queremos entender a nossa época e o nosso ambiente ?
Queremos saber o porquê desta situação econômica, social, política e cultural ?
Só acharemos resposta investigando o passado.
O amanhã escrevemos hoje, no presente. Porque somos AUTORES DA HISTÓRIA.
Somos os senhores dos nossos destinos, do destino da nossa Pátria e do destino do Mundo.
O que nos cumpre é REFLETIR, CRITICAR, TRANSFORMAR e CRIAR.
O homem é um só, irmão e solidário na permanente preocupação de melhorar o seu tempo e de preparar os amanhãs dos que hão de vir.
Queremos saber o porquê desta situação econômica, social, política e cultural ?
Só acharemos resposta investigando o passado.
O amanhã escrevemos hoje, no presente. Porque somos AUTORES DA HISTÓRIA.
Somos os senhores dos nossos destinos, do destino da nossa Pátria e do destino do Mundo.
O que nos cumpre é REFLETIR, CRITICAR, TRANSFORMAR e CRIAR.
O homem é um só, irmão e solidário na permanente preocupação de melhorar o seu tempo e de preparar os amanhãs dos que hão de vir.
“ Existem certos valores e direitos fundamentais inerentes à nossa espécie. O direito à vida, à liberdade, à criação e à beleza são alguns deles. A ARTE nos leva a refletir sobre tudo isso - e graças a ela descobrimos o quanto o bicho-homem é, apesar de tudo, poderoso e inventivo. A História não é registrada apenas por palavras. Fica gravada para sempre em documentos de mármore ou pedra, cores, volumes e imagens, sons e movimentos.” (Olívio Tavares de ARAÚJO)
Que o nosso pensamento, nossa ação e criação sejam para promover a paz, a felicidade, a justiça, a irmandade e o congraçamento de toda a humanidade !.
" O homem que lê, medita -
a alma que pensa, se eleva !"
(pensamento chinês)
A
BUSCA DA VERDADE HISTÓRICA
In Gilberto COTRIN – ‘História e Reflexão’.
S.Paulo: Saraiva,1996.
Como
toda visão, o conteúdo histórico está diretamente relacionado à perspectiva de
quem vê.
Podemos dizer que a História que se escreve ( historiografia )
está ligada à História que se vive.
O mundo de hoje, com seus problemas e alegrias, lutas e sonhos, comunica-se com o historiador, refletindo de alguma maneira na reconstrução que ele promove do passado.
O historiador não pode alimentar a pretensão de que seu trabalho (de pesquisa ou de ensino) sirva para fixar verdades absolutas, definitivas, acabadas.
O mundo de hoje, com seus problemas e alegrias, lutas e sonhos, comunica-se com o historiador, refletindo de alguma maneira na reconstrução que ele promove do passado.
O historiador não pode alimentar a pretensão de que seu trabalho (de pesquisa ou de ensino) sirva para fixar verdades absolutas, definitivas, acabadas.
A verdade histórica resulta do modo pelo qual o historiador
consegue captar, interpretar e apresentar a caminhada humana ao longo do tempo.
Essa verdade sempre comportará reavaliações, pois o conhecimento histórico não
é uma doutrina na qual se possa atingir a perfeição final. A História como
ciência é uma atividade contínua.
E.E. “DEP. BENEDITO MATARAZZO”.
Disciplina : 05162 -
HISTÓRIA.
Professor : JARBAS VILELA.
ENSINO MÉDIO
INTENÇÃO e
FINALIDADE :
Desenvolver
valores, competências e habilidades voltadas à formação de pessoas e cidadãos
Autônomos, críticos e participativos.
PARÂMETROS CURRICULARES
:
Objetivo de
sistematizar discussões, reflexões e práticas de educadores de diferentes
regiões.
Repensar.
Suscitar
debates.
Leituras.
Pesquisas.
Ampliar e
ou reformular conhecimentos prévios.
METODOLOGIA :
Buscar :
Verdade e Subjetividade em textos, documentos, imagens.
Estimular : Observação
/ Descrição /
Análise / Interpretação
/ Comparação /
Reflexão.
Sensibilizar : Opinião
/ Justificativas /
Argumentos / Organização
/ Registro.
Operacionalizar competências e habilidades.
Leitura de
imagens.
Interpretação de mapas / gráficos /
tabelas / dados estatísticos,
textos
literários e de estudiosos,
fotografias / charges,
obras de
artes plásticas.
Perceber as
mudanças contínuas dos lugares / paisagens
/ usos e
costumes.
Desenvolver
potencialidades com trabalhos práticos e lúdicos : Desenho
/ Montagem de objetos /
Dramatização / Jogos
/ Pesquisa ...
INTERDISCIPLINARIDADE :
Envolvimento de atividades com outras disciplinas.
PROPOSTAS DE PROJETOS
E PESQUISAS :
Integração
do estudante com as novas necessidades sociais, culturais e profissionais do
mercado.
SOFTWARE :
Endereços
eletrônicos (sites, liks).
Relação
de filmes / documentários (vídeos).
BIBLIOGRAFIA :
Relação de livros
/ revistas /
jornais (fontes de pesquisa ).
Artigos.
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