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terça-feira, 23 de dezembro de 2014

HISTÓRIA (Ciência) - uma reflexão

 
 
 
por
Jarbas d’Ávila Vilela

 





 

Foi somente no século  XIX, com o desenvolvimento da  METODOLOGIA, que a HISTÓRIA  passou a ser considerada uma CIÊNCIA, graças a uma série de debates entre pensadores franceses, rumenos e ingleses.
 

As ciências estão vinculadas a explicações do Universo e esclarecem como os fenômenos vão se descrevendo.  Toda ciência tem uma área de estudo própria, chamada  ‘campo fenomênico’
O campo fenomênico da História são todos os fatos que exerceram influencia na evolução da humanidade.  Todo conhecimento é sucetível de História :  nós podemos explicar o desenvolvimento da Física, da Medicina, da Matemática, etc., enquanto estas, nos seus campos fenomênicos, não são História.  Assim, Física é Física.... mas existe uma História da Física, da Matemática, etc.
 




 
O fenômeno histórico é chamado ‘FATO HISTÓRICO’ e pode ser um fato humano  (como a Guerra de Tróia, as Cruzadas, as expedições de CORTEZ...)  ou um fato material  (como as inundações do Nilo, a erupção do Vesúvio, o terremoto do México...).
 





 
 
Vários são os CONCEITOS que os pensadores dão à História.






Em seu “De Oratore”, o grande  Marco Túlio CÍCERO escreveu : 

                      “ A História é a testemunha dos tempos, a luz da verdade, a vida da memória, a mestra da vida. “



 
 
 
Essa é uma certeza que atravessou os séculos ! 

MARROU explicou :

                      “... é o conhecimento do passado humano : ações, pensamentos, sentimentos, criações materiais ou espirituais das sociedades e civilizações  -  obras através das quais atingimos os seus criadores. “
 



 
 
Para nós conhecermos o passado é preciso buscar traços naquilo que permita reconstituir a vida histórica:  a  FONTE.

                      “ Consideram-se fontes históricas tudo o que chegou até nós como efeito cognoscível dos fatos : a múmia numa câmara sepulcral, os utensílios, os móveis, armas ... “ (Wilhelm BAUER).
 
 



 
A última finalidade de uma investigação é a de guardar, mostrar e tornar acessível o seu resultado a outros investigadores.  Incumbe aos domínios da  ARQUIVÍSTICA,  BIBLIOTECONOMIA e  MUSEÍSTICA  a sua conservação.




 

                      “ O HISTORIADOR  não se propõe a ressuscitar o passado :  este era uma coisa completamente diversa para os seus atores. 
Para os homens que o viveram era o presente. 
O historiador apreende-o, situa-o, conhece-o enquanto passado.  Procura compreender a mentalidade do homem, sua maneira de pensar e sentir em função do meio cultural e social que o formou.”  (I.A. MARROU)
 
 



 
E ele volta a ganhar vida e adquire uma nova realidade, uma “SEGUNDA HISTORICIDADE” no pensamento do historiador e da cultura onde este o introduz.


 
O historiador deve ser consciencioso, domador dos seus sentimentos e estar profundamente vinculado à época que estuda, para não incorrer em anacronismos. 



Cada lugar e cada época tem seus padrões de vida, comportamento e suas peculiaridades inconfundíveis e próprias.




Tudo no Homem é relativo ao seu tempo.



 
                “ A primeira lei da História é não mentir.
A segunda, não temer falar a verdade. 
A terceira, que o historiador não seja suspeito de adulação nem de animosidade. “ (Papa LEÃO XIII)
 
 

 
A História é algo vivo, atuante. 

Não é o passado; é o  PROCESSO. 

Oferece visão detalhada e séria, objetiva e crítica dos eventos dos homens, das realizações que tiraram o nosso mundo das brumas e o alargaram até a imensidão dos astros.


 

                            “ Seja qual for o modo pelo qual se escreve a História sempre encanta.” (PLÍNIO, o Moço).
 


 
 
É o maravilhoso desfile da aventura humana.

                            “Cada homem é, no momento em que está vivendo, uma síntese do que foram todos os homens, desde o inicio dos tempos. E é o ponto de partida do que os homens que vierem poderão ser.”  ( Maria PANNUTTI)
 



 
 
Como asseverou Plínio SALGADO , a História :

               “... é a alma da Pátria. 
Não pode haver verdadeiro sentimento de amor à Pátria, se não houver a embasá-lo o culto das tradições nacionais;  dar alma a uma pátria é ativar-lhe as energias oriundas dos séculos pretéritos, é dar-lhe uma personalidade. 
A História é a formação moral e cultural (...) o agente das resistências eficazes, a força da sobrevivência, a energia que se exprime na dignidade e na honra e, sobretudo, na consciência da alta missão política entre as outras nacionalidades. 
É na História que está a alma de uma Nação.”
 
 
 
A História é feita com DOCUMENTOS e MONUMENTOS – é toda produção inteligente. 

A problemática da verdade histórica está na EXPLORAÇÃO e INVESTIGAÇÃO,  na REFLEXÃO  e  INTERPRETAÇÃO, na  ANÁLISE CRÍTICA  e no RELACIONAMENTO CAUSA/EFEITO. 

A História é um processo contínuo, sem fim.
 
Sua apreensão é retrospectiva  (do presente para o passado), mas o fenômeno histórico é prospectivo e

                            “ tem todo o encanto de uma folha inacabada... “  (Mark BLOCK
 



 
 
Ouçamos o que disseram nossos ancestrais da milenar e misteriosa terra dos faraós :

 " O  ONTEM  ME  CRIOU.
   EIS  O  HOJE.
   EU  CRIO  OS  AMANHÃS "    
 
 

Estas palavras constam no “Livro dos Mortos”.

Seus antiqüíssimos  papiros e inscrições hieroglíficas nada revelam sobre professores ou aulas de História.
 
Mas que profunda lição essas palavras encerram ! 

Somos passado, presente e futuro !
 
 

 
 
Queremos entender a nossa época e o nosso ambiente ? 
 
Queremos saber o porquê desta situação econômica, social, política e cultural ? 

Só acharemos resposta investigando o passado. 






O amanhã escrevemos hoje, no presente. Porque somos  AUTORES DA HISTÓRIA.


Somos os senhores dos nossos destinos, do destino da nossa Pátria e do destino do Mundo.

O que nos cumpre é REFLETIR, CRITICAR,  TRANSFORMAR  e  CRIAR. 


O homem é um só, irmão e solidário na permanente preocupação de melhorar o seu tempo e de preparar os amanhãs dos que hão de vir.
 



 
 
               “ Existem certos valores e direitos fundamentais inerentes à nossa espécie. O direito à vida, à liberdade, à criação e à beleza são alguns deles.  A ARTE nos leva a refletir sobre tudo isso  -  e graças a ela descobrimos o quanto o bicho-homem é, apesar de tudo, poderoso e inventivo.  A História não é registrada apenas por palavras. Fica gravada para sempre em documentos de mármore ou pedra, cores, volumes e imagens, sons e movimentos.”          (Olívio Tavares de ARAÚJO)
 
 
 
Que o nosso pensamento, nossa ação e criação sejam para promover a paz, a felicidade, a justiça, a irmandade e o congraçamento de toda a humanidade !.





 
 

               " O homem que lê, medita  -
a alma que pensa, se eleva !"
(pensamento chinês)    












A BUSCA DA VERDADE HISTÓRICA

 

In  Gilberto COTRIN – ‘História e Reflexão’.

 S.Paulo: Saraiva,1996.

 

 

Como toda visão, o conteúdo histórico está diretamente relacionado à perspectiva de quem vê.

 “Por mais que lutemos arduamente para evitar os preconceitos associados a cor, credo, classe ou sexo, não podemos evitar olhar o passado de um ponto de vista particular. (...) Nossas mentes não refletem diretamente a realidade. Só percebemos o mundo através de uma estrutura de convenções, esquemas e estereótipos, um entrelaçamento que varia de uma cultura para outra.” ( Peter BURQUE – ‘A escrita da História:novas perspectivas’. S.Paulo: Unesp, 1992.) ...

Podemos dizer que a História que se escreve ( historiografia ) está ligada à História que se vive.
O mundo de hoje, com seus problemas e alegrias, lutas e sonhos, comunica-se com o historiador, refletindo de alguma maneira na reconstrução que ele promove do passado.
O historiador não pode alimentar a pretensão de que seu trabalho (de pesquisa ou de ensino) sirva para fixar verdades absolutas, definitivas, acabadas.

 “O conhecimento produzido pelos pesquisadores é provisório (uma nova fonte pode alterá-lo), descontínuo (não se pode estudar toda a história dos homens em todos os seus aspectos, no decorrer de todo o tempo), seletivo (o historiador elege o seu problema e o seu objeto) e limitado (conhecer é tarefa infinita), mas tudo isso não quer dizer que ele não seja verdadeiro. De um lado estão as fontes e, de outro, as várias perguntas com as quais o historiador interroga essas fontes. O conhecimento, a própria História, surge desse diálogo entre a documentação e a pergunta feita pelo historiador.” (Edgar Salvador DE DECCA – ‘Vestibular UNICAMP. S.Paulo: Globo,1993).

 

A verdade histórica resulta do modo pelo qual o historiador consegue captar, interpretar e apresentar a caminhada humana ao longo do tempo. Essa verdade sempre comportará reavaliações, pois o conhecimento histórico não é uma doutrina na qual se possa atingir a perfeição final. A História como ciência é uma atividade contínua.
















E.E.  “DEP. BENEDITO  MATARAZZO”.
Disciplina  :    05162 -   HISTÓRIA.
Professor   :      JARBAS  VILELA.
 
 

ENSINO   MÉDIO

 
 
 
INTENÇÃO  e  FINALIDADE :
           Desenvolver valores, competências e habilidades voltadas à formação de pessoas e cidadãos
           Autônomos, críticos e participativos.
 
 
PARÂMETROS  CURRICULARES  :
           Objetivo de sistematizar discussões, reflexões e práticas de educadores de diferentes regiões.
           Repensar.
           Suscitar debates.
           Leituras.
           Pesquisas.
           Ampliar e ou reformular conhecimentos prévios.
 
 
METODOLOGIA  :
           Buscar  :  Verdade e Subjetividade em textos, documentos, imagens.
           Estimular  :  Observação  /  Descrição  /  Análise  /  Interpretação  /  Comparação  /   Reflexão.
           Sensibilizar  :   Opinião  /  Justificativas  /  Argumentos  /  Organização  /  Registro.
           Operacionalizar competências e habilidades.
           Leitura de imagens.
           Interpretação de  mapas  /  gráficos  /  tabelas  /  dados estatísticos,
                                       textos literários e de estudiosos,
                                       fotografias  /  charges,
                                       obras de artes plásticas.
           Perceber as mudanças contínuas dos lugares  /  paisagens  /  usos  e  costumes.
           Desenvolver potencialidades com trabalhos práticos e lúdicos :  Desenho  /  Montagem de objetos  / 
                                       Dramatização  /  Jogos  /  Pesquisa  ...
 
 
INTERDISCIPLINARIDADE  :
           Envolvimento de atividades com outras disciplinas.
 
 
PROPOSTAS DE  PROJETOS  E  PESQUISAS  :
           Integração do estudante com as novas necessidades sociais, culturais e profissionais do mercado.
 
 
SOFTWARE  :
           Endereços eletrônicos  (sites, liks).
           Relação de  filmes / documentários  (vídeos).
 
 
BIBLIOGRAFIA  :
           Relação  de  livros  /  revistas  /  jornais     (fontes de pesquisa ).
                                Artigos.

 

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