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quinta-feira, 9 de julho de 2015

História Moderna : A ARTE SECRETA DE MICHELÂNGELO.

 













“Ele foi o mais ilustre escultor do Renascimento, também arquiteto e pintor, nascido nas vizinhanças de Firenze. Era um gênio impulsivo e poderoso, uma personalidade atormentada e indomável. 
Um dia, o Papa Júlio II mandou chamar Michelangelo, com quem estava meio brigado.  Sem vacilar, o artista respondeu :  “Papas haverá muitos. Michelangelo só um. Júlio II que venha até aqui”.   
Nasce com Michelangelo a noção do artista como uma espécie de super-homem ou titã.
Toda a complexidade do Renascimento se traduz na sua obra.
Através dele, o drama humano ganha seu lugar na escultura”.  

                Olívio Tavares de Araújo  -  Liceu de Artes e Ofícios de S.Paulo.





 

 
 




David
 Galeria da Academia -  Florença.
 
 
 
 
“O David de Michelangelo é imenso, novo, desafiador.
Suas dimensões excepcionais apenas acentuam sua força expressiva (...) com o corpo tenso e cheio de energias controladas.
A mão é colossal, mesmo na proporção da estátua.
É mão de um homem do povo, forte e acostumada ao trabalho.
Mas é na cabeça que se encontram os traços mais reveladores:  contém uma espécie de força interior que não aparece no humanismo idealizado dos gregos. (...).
Possui um tipo de consciência que surge com o Renascimento em sua plenitude: a capacidade de ver e enfrentar os desafios da existência.
Não é apenas contra Golias que este David se rebela e batalha  -  é contra todas as adversidades que podem ameaçar o ser humano." 

Olívio Tavares de Araújo        Liceu de Artes e Ofícios de S.Paulo  in  espetáculo “ Arte é Humanismo”.

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
PIETÀ
 
Esta é a única obra que tem a assinatura de Michelangelo, bem visível na falxa que envolve o busto de Nossa Senhora.  Foi esculpida quando o artista tinha apenas 23 anos de idade, um ou dois anos antes da expedição portuguêsa de Pedro Álvares Cabral vir  "tomar posse" do Brasil.

Em maio de 1972 a escultura sofreu um atentado no seu altar, na Basílica de S.Pedro (Vaticano) e foi restaurada por um brasileiro, o paraense Deoclécio Redig de Campos ( 1905-1989), Conservador-Chefe do Museu do Vaticano.
 
Em Brasília - DF, na Catedral Metropolitana, temos uma réplica ou fac-símile da Pietà, milimetricamente igual à original, elaborada pelo Museu do Vaticano durante 3 anos, em pó de mármore e resina, sendo abençoada pelo Papa João Paulo II em junho de 89. Chegou a Brasília em 21.12.1989, tendo sido doada à catedral pelo casal Carmen e Paulo Xavier.

Em São Paulo - SP, você também pode apreciar, no acervo do  "Liceu de Artes e Ofícios", uma cópia da Pietà, elaborada no próprio Liceu e assistir o belíssimo espetáculo  'Arte é Humanismo'.
 
 
 
 
 
 
 
 
MOISÉS
 
Igreja de S.Pedro in Vincoli   -  Roma.
 

 
 

Michelangelo trabalhou com médicos famosos e dissecou cadáveres de mendigos. Este desenho anatômico com o estudo dos membros inferiores é um dos raros que restaram da sua produção artística na área.


 
 
 
 
 
 

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a Capela Sistina foi construída por Giovannino dei Dolci, com projeto de Baccio Pontelli  (entre 1475 e 1482)  por ordem de Sisto IV,  do qual recebeu o nome.

 
A  Capela Sistina também recebeu trabalhos de outros artistas : Perugino,
Sandro Boticelli,
Cosino Roselli,
Luca Signorelli,
Domenico Ghirlandaio e
Piero di Cosimo,
deixaram doze afrescos, seis em cada uma das paredes maiores laterais .

 

Ela tornou-se a capela particular oficial dos Sumos  Pontífices, onde, além de diversas outras funções, se realizam os conclaves para a eleição dos papas.

 



 

 

 

Entre 1508 e 1512, enquanto o Brasil recebia expedições exploradoras de Portugal, Michelangelo se ocupava na pintura do teto, por ordem do Papa Júlio II.

 
 

 


O Juízo Final, na parede de fundo do altar, foi executado durante o pontificado de Paulo III, entre 1535 e 1541, quando Michelangelo já tinha mais de 60 anos.  

A cena abrange cerca de 200 metros quadrados de superfície e contém mais de 390 figuras, muitas delas com mais de 2 metros de altura. 

É, sem dúvida, o manifesto mais grandioso da Reforma Católica.

 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 




 
 



 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 


 

 
 
 
 
 
 

“Como é que tudo estava lá há 500 anos e ninguém percebeu ?  É curioso que a faceta de anatomia não tenha sido tratada pelos historiadores.  Preferem crer que Michelangelo era maneirista e se importava pouco com as formas naturais”.
GILSOM  BARRETO
 

“Nada permite supor que o artista estivesse imbuído de qualquer conotação extra-artística ou de qualquer esoterismo”.
LUIZ  MARQUES 
especialista em arte renascentista italiana

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Túmulo de Michelangelo na Igreja da Santa Cruz em Florença.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

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