“Ele foi o mais ilustre escultor do Renascimento, também arquiteto e pintor, nascido nas vizinhanças de Firenze. Era um gênio impulsivo e poderoso, uma personalidade atormentada e indomável.
Um dia, o Papa Júlio II mandou chamar Michelangelo, com quem estava meio brigado. Sem vacilar, o artista respondeu : “Papas haverá muitos. Michelangelo só um. Júlio II que venha até aqui”.
Nasce com Michelangelo a noção do artista como uma espécie de super-homem ou titã.
Toda a complexidade do Renascimento se traduz na sua obra.
Através dele, o drama humano ganha seu lugar na escultura”.
Olívio Tavares de Araújo - Liceu de Artes e Ofícios de S.Paulo.
David
Galeria da Academia - Florença.
“O
David de Michelangelo é imenso, novo, desafiador.
Suas dimensões excepcionais apenas acentuam sua força expressiva (...) com o corpo tenso e cheio de energias controladas.
A mão é colossal, mesmo na proporção da estátua.
É mão de um homem do povo, forte e acostumada ao trabalho.
Mas é na cabeça que se encontram os traços mais reveladores: contém uma espécie de força interior que não aparece no humanismo idealizado dos gregos. (...).
Possui um tipo de consciência que surge com o Renascimento em sua plenitude: a capacidade de ver e enfrentar os desafios da existência.
Não é apenas contra Golias que este David se rebela e batalha - é contra todas as adversidades que podem ameaçar o ser humano."
Olívio Tavares de Araújo – Liceu de Artes e Ofícios de S.Paulo – in espetáculo “ Arte é Humanismo”.
Suas dimensões excepcionais apenas acentuam sua força expressiva (...) com o corpo tenso e cheio de energias controladas.
A mão é colossal, mesmo na proporção da estátua.
É mão de um homem do povo, forte e acostumada ao trabalho.
Mas é na cabeça que se encontram os traços mais reveladores: contém uma espécie de força interior que não aparece no humanismo idealizado dos gregos. (...).
Possui um tipo de consciência que surge com o Renascimento em sua plenitude: a capacidade de ver e enfrentar os desafios da existência.
Não é apenas contra Golias que este David se rebela e batalha - é contra todas as adversidades que podem ameaçar o ser humano."
Olívio Tavares de Araújo – Liceu de Artes e Ofícios de S.Paulo – in espetáculo “ Arte é Humanismo”.
PIETÀ
Em maio de 1972 a escultura sofreu um atentado no seu altar, na Basílica de S.Pedro (Vaticano) e foi restaurada por um brasileiro, o paraense Deoclécio Redig de Campos ( 1905-1989), Conservador-Chefe do Museu do Vaticano.
Em Brasília - DF, na Catedral Metropolitana, temos uma réplica ou fac-símile da Pietà, milimetricamente igual à original, elaborada pelo Museu do Vaticano durante 3 anos, em pó de mármore e resina, sendo abençoada pelo Papa João Paulo II em junho de 89. Chegou a Brasília em 21.12.1989, tendo sido doada à catedral pelo casal Carmen e Paulo Xavier.
Em São Paulo - SP, você também pode apreciar, no acervo do "Liceu de Artes e Ofícios", uma cópia da Pietà, elaborada no próprio Liceu e assistir o belíssimo espetáculo 'Arte é Humanismo'.
MOISÉS
Igreja de S.Pedro in Vincoli - Roma.
Michelangelo trabalhou com médicos famosos e dissecou
cadáveres de mendigos. Este desenho anatômico com o estudo dos membros
inferiores é um dos raros que restaram da sua produção artística na área.
Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a Capela Sistina foi
construída por Giovannino dei Dolci, com projeto de Baccio Pontelli (entre 1475 e 1482) por ordem de Sisto IV, do qual recebeu o nome.
A Capela Sistina também recebeu trabalhos de outros artistas : Perugino,
Sandro Boticelli,
Cosino Roselli,
Luca Signorelli,
Domenico Ghirlandaio e
Piero di Cosimo,
deixaram doze afrescos, seis em cada uma das paredes maiores laterais .
Ela tornou-se a capela particular oficial dos Sumos Pontífices, onde, além de diversas outras
funções, se realizam os conclaves para a eleição dos papas.
Entre 1508 e 1512, enquanto o Brasil recebia expedições
exploradoras de Portugal, Michelangelo se ocupava na pintura do teto, por ordem
do Papa Júlio II.
O Juízo Final, na parede de fundo do altar, foi executado
durante o pontificado de Paulo III, entre 1535 e 1541, quando Michelangelo já
tinha mais de 60 anos.
A cena abrange cerca de 200 metros quadrados de superfície e contém mais de 390 figuras, muitas delas com mais de 2 metros de altura.
É, sem dúvida, o manifesto mais grandioso da Reforma Católica.
A cena abrange cerca de 200 metros quadrados de superfície e contém mais de 390 figuras, muitas delas com mais de 2 metros de altura.
É, sem dúvida, o manifesto mais grandioso da Reforma Católica.
“Como é que tudo estava lá há 500 anos e ninguém
percebeu ? É curioso que a faceta de
anatomia não tenha sido tratada pelos historiadores. Preferem crer que Michelangelo era maneirista
e se importava pouco com as formas naturais”.
GILSOM BARRETO
“Nada permite supor que o artista estivesse imbuído de
qualquer conotação extra-artística ou de qualquer esoterismo”.
LUIZ MARQUES
especialista em arte renascentista italiana
Túmulo de Michelangelo na Igreja da Santa Cruz em Florença. |
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